17 de janeiro de 2012

Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais divide a base do Governo de Adeil

Sindicato consegue mobilizar trabalhadores rurais em todo Município
Segunda Sede no Distrito de Bravo com boa localização
Dia 20 de janeiro acontecerá a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta. Como jamais visto, a eleições é bastante disputada entre a Chapa 1, representada por Ademir Sena, atual presidente e a Chapa 2, representado por Braquistone.

Quem não tiver participando ativamente do processo, pode encarar a disputa como apenas uma simples eleição envolvendo trabalhadores rurais. Mas não é bem assim! Diversos interesses estão na disputa. Se de um lado temos Ademir Sena, que controla o Sindicato por quase 30 anos e pretende ficar para sua provável última gestão, do outro temos Braquistone, afilhado sindical de Ademir, que rompeu apenas para tentar controlar a direção da entidade.

Por outro lado, os dois representantes fazem parte da base de apoio ao governo Adeil, deixando o prefeito em situação difícil. Adeil passou a pregar em cima do muro, numa postura escorregadia como vem se posicionando em toda a sua gestão. Tal indecisão abre margem para especulações de seus próprios aliados. Alguns dizem que Adeil apóia Ademir de brincadeirinha, porém, torce pela vitória de Braquistone, já que o atual presidente do Sindicato goza de pouca popularidade. Outros comentam que Adeil lava as mãos para a disputa, mas respeita a relação que Ademir construiu perante a boa parte dos associados.

O que os candidatos defendem?

Não está claro para os associados a diferenças entre as chapas do ponto de vista programático. Também não é para menos: Braquistone é atual Diretor do Sindicato e sempre concordou com as práticas da atual gestão. Braquistone talvez sempre manteve uma falsa submissão a Ademir esperando por essa hora para dar o golpe. Já Ademir teve seu erro de cálculo político, onde gastou muita energia para afastar Cal do PT e deixou seu afilhado articular, dentro do próprio Sindicato, a cabeça do padrinho, juntamente com outros Diretores.

Braquistone tenta impor para a população que representa a renovação, mas não deixa claro como faria isso, nem sua história permite isso. Já Ademir se apega a experiência para continuar resolvendo os problemas dos associados, mas muitos associados dizem que Ademir é autoritário no atendimento.

Detalhamos alguns interesses na disputa:

A) As duas Chapas têm interesses em controlar o bom patrimônio físico e financeiro que o Sindicato possui. O Sindicato fatura um orçamento anual de quase 400.000,00 com potencialidade real de dobrar. Além dos recursos financeiros, o Sindicato conta com duas sedes equipadas e transporte próprio;

B) As duas Chapas, principalmente a Chapa 2, têm interesses na relação de poder perante boa parte dos trabalhadores rurais, o que abre margem para outras disputas políticas: espaços nas federações, Câmaras e até mesmo o cargo de prefeito municipal em 2012;

Interesses difusos:

A) O prefeito Adeil fica em cima do muro para tentar manter a unidade de seu grupo que se divide para conquistar o controle do Sindicato;

B) Apoiadores da Chapa 2 dizem que o Diretor Regional do governo Adeil, Silvio Cerqueira, apóia Ademir com interesses em empréstimos a juros altos;

C) Apoiadores da Chapa 1 dizem que o Secretário da SEDRU do governo Adeil, Paulo Sérgio, apóia Braquistone com o interesse de se fortalecer politicamente para disputar a prefeitura de Serra Preta em 2012 ou mesmo conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores;

D) Comenta-se que Antonio Carneiro, ex-prefeito, apóia Braquistone para garantir a boa relação que construiu com Dandinha, Diretora do Sindicato, que participa da Chapa 2.

E) O PCdoB ficou fora da disputa, mas não recomenda votos a Braquistone, já que este rompeu com o partido e tentou dar um golpe barato nos novos membros do partido;

F) Cal do PT não apóia nenhuma das Chapas, mas ficou desapontado com a ida de Dandinha para a Chapa 2.

 Vamos torcer que o clima quente fique apenas na disputa eleitoral e que as inúmeras acusações sejam esclarecidas para que os associados tenham a total liberdade de escolher os próximos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta no dia 20 de janeiro.



HISTÓRICO DOS CANDIDATOS

Ademir de Sena Duarte - Atual Presidente do Sindicato
Fundador do Sindicato na década de 80, organizou a entidade e governa com mão de ferro. Se envolveu em diversas polêmicas como a disputa dura com a associada Raquel da Lagoa, divergência histórica com o ex-prefeito Zelito Leite, briga intestinal com Cal do PT e recentemente estava na vice-direção do Banco Subaé Brasil, que subtraiu milhões de Reais dos seus clientes. Ademir é filiado no PT de Serra Preta, apoiou a candidatura de Angélica para prefeita, mas atualmente se aliou ao Prefeito Adeil.

Braquistone Wagner - Atual Diretor do Sindicato

Começou sua vida política no PT de Serra Preta, onde foi candidato a vereador. Em seguida saiu do PT e foi para o PCdoB em busca de espaço pessoal. Entrou no Sindicato como aliado forte de Ademir e ajudou enfraquecer os Diretores Cal do PT e Dandinha. Recentemente, Braquistone tentou dar um golpe nos novos membros do PCdoB, junto com Adeil, mas não teve sucesso. Saiu do PCdoB e se filiou novamente no PT, onde rompeu com Ademir apenas para disputar a presidência do Sindicato.

4 comentários:

  1. Excelente matéria, professor. Bem verdadeira, talvez foi o melhor texto que li até o momento no blog.

    Deus de proteja!

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do texto. Parabéns! Vale a pena destacar a seguinte passagem antes de definir a escolha. Talvez seja a diferença entre ambos:

    " Fundador do Sindicato ... governa com mão de ferro... recentemente estava na vice-direção do Banco Subaé Brasil, que subtraiu milhões de Reais dos seus clientes. "

    ResponderExcluir
  3. For a disputa fosse beleza, Ademir ganhava disparado. kkkk

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto! As informações são interessantes e precisam ser divulgadas

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.