30 de junho de 2011

Visitantes e moradores queriam mais

Prefeitura  mantém estrutura, mas sábado e domingo não tiveram forró na praça 

O São João do Bravo têm tudo para entrar no circuito baiano como um dos melhores, competindo com grandes cidades como Senhor do Bonfim, Amargosa, Cruz das Almas etc. Tudo isso, pode ser possível se a administração municipal investisse mais um pouco na logística do evento.

Este ano mesmo, a Prefeitura falhou no calendário. Os dias 23 e 24 caíram na quinta e sexta-feira, respectivamente. A Prefeitura, que deveria estender os festejos até o domingo, nada fez no final de semana e o povo ficou andando para pelas ruas do Bravo procurando atrações.  Muitos fizeram a mesma avaliação. Para Lucas, morador de Los Angels e vem todos os anos prestigiar a festa, disse que “a estrutura estava bonita e bem organizada era só estender a festa com bandas locais e seria um dos melhores São João do Bravo.

Muitos jovens partiram em direção a Ipirá e outras cidades que estenderam a festa até o domingo. Visitantes de São Paulo disseram que gostaram do São João, “mas realmente ficou com um gostinho de quero mais. Agora, é se reunir em casa com a família e esperar o ano que vem”, avalia um dos visitantes.

O São João

Estrutura bonita, nome do arraiá ruim e forró só na quinta e sexta-feira


Moradores enfeitam as ruas
Moradores se organizaram e enfeitaram suas respectivas ruas

A rua Tancredo Neves foi uma das mais bonitas. Além das tradicionais fogueiras na porta de cada casa, cada morador contribuiu com dois reais e outros confeccionaram os enfeiteis que coloriram a rua.

Nena mantém a maior fogueira de São João
Mais um ano: Nena  mantém a tradição da maior fogueira

Como todos os anos, o morador da rua Tancredo Neves, conhecido como Nena, fez a maior fogueira do São João do Bravo. Segundo ele, enquanto tiver vida e saúde, ninguém lhe superará. “Vou sempre fazer a maior fogueira e o maior castelo”, confirmou o morador.

O forró esquentou no dia 23 e 24
Multidão participa do forró organizado pela Prefeitura


O arraiá organizado pela prefeitura foi bastante elogiado pelo público presente. Muita gente bonita e energia para virar a noite. Bandas famosas e prata da casa foram responsáveis pela animação. Na opinião de muitos, a atração local, Israel e Diana, foi o destaque do São João e não deixou o público parar.  

Política durante a festa
Filipe Leão, funcionário da CGU, e sua esposa prestigiaram o São João do Bravo


Muitos que se preparam para disputar as eleições de 2012 participaram da festa. O prefeito Adeil Figueiredo usou e abusou em anunciar seu nome durante o evento, o que é ilegal. Filipe Leão, analista da CGU e que marcou presença, disse que ainda é comum a promoção pessoal dos prefeitos com o dinheiro público. Alertou que a população e o Ministério Público devem inibir tais práticas.

Zelito e Antonio Carneiro estiveram praticamente na mesma barraca na festa, mas se mantiveram distantes e não trocaram idéias entre si, embora comentários circulem de provável aliança em torno de uma candidatura comum para prefeito. Zelito nega que aconteceu qualquer conversa com Carneiro e se diz pré-candidato a prefeito.

Já Antonio Carneiro comenta entre os quatros cantos do município que está aberto a formar o “Grupão”, aliança entre todos ligados a oposição. Ao mesmo tempo, Carneiro não descartou a possibilidade de aliança com o prefeito Adeil em entrevista, semanas antes, no programa Ronda Policial, comandado pelo âncora Valter Vieira.

Angélica, Cal do PT, Gil de Celé e Júlio Leal também marcaram presença na festa e são possíveis pré-candidatos a prefeito em 2012. Quem viver, verá!

Este ano não teve quadrilhas 

Leitores escreveram para a gente e informaram que sentiram falta das quadrilhas, que há anos aconteciam. Realmente, as quadrilhas juninas enriquecem a festa e mantém a tradição.

Assista ao vídeo das quadrilha de 2010 (produção Ricardo Sena)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.