18 de março de 2009

O Novo Conselho Tutelar de Serra Preta


O ano de 2009 vai ficar marcado como um ano histórico para o Conselho Tutelar de Serra Preta. Se no passado recente o Conselho tinha seus membros escolhidos pelo Poder local, em 2009 a prova teórica e a disputa eleitoral foram o método de escolha dos novos Conselheiros.

Tal mudança não foi simples de acontecer. Embora a Lei garanta método democrático de escolha, o Poder local ainda tentou impor os apadrinhados, burlando a Lei. Mérito se concentrou na figura do Pr. Magno, representante da Igreja Batista, que inconformado com a historicidade do Conselho, procurou o Ministério Público e este fez valer os critérios Republicanos.

O destaque desse processo ficou por conta do público que comparece em massa, principalmente o do Distrito de Bravo. E não foi para menos: o Bravo elegeu todas as cadeiras do Conselho. O conselheiro Jeremias Santana foi o grande vitorioso com mais de 600 votos nas urnas. “estamos nos atualizando e vamos solicitar do novo prefeito o apoio necessário para que o Conselho funcione bem”, afirmou.

Sem dúvida, foi um avanço a formação do novo Conselho, porém, mudanças ainda necessitam ser feitas para o futuro. Verifica-se que a escolhe deve ser regionalizada para contemplar todas as localidades de Serra Preta. A eleição sem proporcionalidade favorece o Bravo, que possui a maior população, e reduz a possibilidade da Zona Rural ter Conselheiros. Agora é torcer, cobrar e participar para que o Conselheiro funcione a todo vapor e coloque em prática o Estatuto da Criança e da Adolescência no nosso sofrido Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.