![]() |
O geógrafo Marialvo Barreto diz aguardar as justificativas do prefeito de Serra Preta sobre o asfaltamento do centro histórico da cidade de Serra Preta. |
O município de Serra Preta na Bahia está localizado no pediplano sertanejo entre Feira de Santana e Ipirá, em área de caatinga e de excelentes pastagens para a pecuária. Sua sede é muito antiga e foi elevado à categoria de vila na primeira metade do século XVIII, quando o Brasil ainda era uma colônia Lusitana.
O sítio urbano, ao pé da serra, cria uma paisagem única e bela, onde me encanto todas as vezes que a visito. Casarões, uma igreja bem preservada na praça, os belos calçamentos de pedras marruadas, a serra, a trilha para o cruzeiro, tudo ali, juntinhos, moldavam um cenário de valor histórico, arquitetônico e cultural.
Centro histórico foi descaracterizado |
Me assustei quando recebi de amigos as fotos recentes do asfaltamento da praça - que quebra toda a sua harmonia histórica e que vai aquecê-la muito, e olha que está no semiárido quente do nosso sertão. Me indignei com o que vi e reflito perguntando: o que leva um prefeito a negar a história do seu município? Será por ignorância cultural? Maldade? Conluio com empresa de asfalto? Ou para atender um amigo ou parente que reclamava da trepidação do seu carro ou motocicleta ao transitar ali?
Ninguém melhor para sanar e responder estas dúvidas do que os seus munícipes, povo bravo destas terras sertanejas. E aguardo as respostas.
professor aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.