| Apesar de sua importância histórica e cultural, o evento segue com baixa participação de moradores e turistas. |
A Capina do Monte, uma das manifestações culturais mais antigas e simbólicas de Serra Preta, teve sua edição 2025 realizada neste domingo, 14 de dezembro, a partir das 6h da manhã, na sede do município. O evento foi promovido pelo grupo Unidos pela Cultura, com o apoio da Prefeitura de Serra Preta, mantendo viva uma tradição centenária que mistura fé, trabalho coletivo e celebração popular.
A Capina do Monte é marcada pelo encontro entre o sagrado e o profano, reunindo homens e mulheres que sobem o monte munidos de foices, enxadas e facões, em um gesto de penitência, devoção e preservação do espaço. Durante a subida, os participantes entoam cantorias tradicionais, reforçando o caráter ritualístico do evento. No topo do monte, são realizadas orações, e, ao final, o grupo desce em clima de festa, desfilando pelas ruas da cidade, ao som de música e celebração.
| Sobre o asfalto quente, poucas pessoas prestigiaram as atrações musicais |
Tradicionalmente realizada no dia 15 de dezembro, a Capina do Monte passou a acontecer no segundo domingo do mês, numa tentativa dos organizadores de atrair mais participantes e visitantes. No entanto, a mudança ainda não surtiu o efeito esperado. Apesar de sua importância histórica e cultural, o evento segue com baixa participação de moradores e turistas.
Para o historiador Mário Ângelo S. Barreto, é fundamental que haja mais investimentos na Capina do Monte, especialmente na construção de uma agenda cultural mais atrativa, com destaque para a programação musical. Barreto também ressalta a necessidade de o poder público construir uma escadaria de acesso ao cume do monte, além de ofertar transporte a partir de diferentes pontos do município, facilitando a participação da população.
| Para o historiador Mário Ângelo S. Barreto, é fundamental que haja mais investimentos na Capina do Monte |
Outro ponto destacado pelo historiador é a importância de se trabalhar as tradições culturais de Serra Preta ao longo de todo o ano, principalmente nas escolas municipais, como forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e garantir a continuidade dessa manifestação cultural para as próximas gerações.
Entre as atrações musicais confirmadas nesta edição de 2025, estiveram Os Filhos de Kelé (Serrinha), Samba de Roda Raiz e a Banda Swing Baiano, que animaram o público e reforçaram a identidade cultural do evento. O prefeito de Serra Preta Franklin Leite não compareceu ao evento, representando pelo vice-prefeito Mário Gonçalves.
Mesmo enfrentando desafios, a Capina do Monte segue como um símbolo da resistência cultural de Serra Preta, representando a fé, a história e a memória coletiva do povo serrapretense.
Dezembro foi o mês da Capina do Monte em Serra Preta
Capina do Monte em Serra Preta é destaque na TVE
SERRA PRETA: Capina de Monte e seus desafios
Serra Preta realizou mais uma edição da Capina do Monte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.