17 de dezembro de 2021

Em Seu Aniversário De 80 Anos, Papa Francisco Faz Elogio À Velhice


No dia em que completa 80 anos, diante de cerca de 60 cardeais mais ou menos da sua faixa etária, 
Jorge Mario Bergoglio fez neste sábado um elogio da velhice e, de passagem, de um elemento que ele considera indispensável para vivê-la: o senso de humor. Durante uma missa na Capela Paulina do Palácio Apostólico, o papa Francisco admitiu: “Há alguns dias tem vindo à minha mente uma palavra que parece ruim e que assusta: a velhice. Ocorre-me aquele verso [de Ovídio]: ‘a passos silenciosos, a velhice avança na sua direção’. É um golpe! Mas é preciso vê-la como mais uma etapa da vida, com alegria, esperança. A velhice é sede de sabedoria. Esperemos que para mim também seja assim”.
Bergoglio começou a receber cumprimentos já na quarta-feira, quando houve a audiência aberta, embora tenha procurado contê-las com uma pequena brincadeira. “Vou contar uma coisa que fará vocês rirem”, avisou. “Na minha terra, parabenizar antes da hora dá azar, e quem dá parabéns antecipado é pé-frio”. Na missa deste sábado, o Papa pediu aos cardeais que orem para que a sua velhice seja “religiosa, tranquila, fecunda e também alegre”, pois “um pouco de senso de humor ajuda a seguir em frente”, acrescentou.
Desde que foi eleito papa, em 13 de março de 2013, Bergoglio vem mantendo uma agenda frenética, que não prevê feriados, férias no Ano Novo ou no verão. A semana de seu 80º aniversário não foi diferente. Basta observar o que fez nos últimos dias para identificar o fio condutor que tem marcado os seus três anos de pontificado. Na quinta-feira, por exemplo, o Papa visitou o hospital Bambino Gesù, pertencente à Santa Sé, e aproveitou seu encontro pastoral com dezenas de crianças doentes para advertir severamente aqueles que gerem esse tipo de instituição, marcado, em tempos recentes, pela corrupção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.