19 de dezembro de 2021

19 de Dezembro: Emancipação política do município de Serra Preta

 

A charmosa e esquecida Serra Preta completou neste domingo (19) 68º aniversário de emancipação política. A cidade de Serra Preta está localizada apenas 145 km de Salvador, mas são poucos os baianos que conhecem sua importância histórica.

Elevada a vila em 1722 e emancipada do município de Ipirá em 19 de dezembro de 1953, Serra Preta não tem muito que comemorar. A cidade sofre com falta de políticas públicas - tanto Municipal quanto estadual. Aos poucos, muitos moradores estão se deslocando para Feira de Santana e Salvador em busca de oportunidades. A cidade é a sede do município, mas perde em população e serviços para os seus principais distritos, que são Bravo (12 km da sede) e Ponto de Serra Preta (3 km apenas).

Chamamos a atenção para a importância do Tombamento da cidade como meio de conservar sua histórica e potencializar a economia local. Cravada na Serra do Taquari, Serra Preta é uma cidade quilombola, que em passado distante servia de entreposto para quem saia do litoral em direção ao sertão. Na entrada da cidade encontra-se uma nascente de riacho, que era controlada pelos povos originários até a conquista portuguesa no século XVII. Hoje, a nascente - conhecido como Tanque dos Milagres ou Tanque Velho - ainda é bonita, mas abandonada e poluída.

 Em tempos de glória, a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho era bastante disputada na região. A devoção era tamanha que as residências mais próximas da Igreja eram valorizadas. Com a decadência, o valor imobiliário não segue a tendência de mercado baiano. Quem pretende alugar uma casa em Serra Preta, dificilmente consegue.

Serra Preta é palco da Capina do Monte, evento centenário, porém, há cada ano perde a presença de público. Eventos como a Festa de São Pedro, Festa do Vaqueiro, Festa do Trabalhador Rural e o Enterro do Ano ainda são os mais atraentes. O distrito de Bravo e o principal centro urbano e comercial do município. Além de Bravo, Serra Preta possui diversos centros urbanos como Ponto de Serra Preta, Cabaceira, Pé de Serra, Morro do Curral, Descanso e Lagoa da Caiçara. O contorno do Bravo e um importante entreposto comercial nas margens da BA – 052 e conhecida por muitos baianos.

 

Leia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.