24 de abril de 2019

Serra Preta: Morre o ex-atleta Piaú

Homenagens e reconhecimento por sua trajetória no esporte regional
Piaú sendo homenageado na final da Copa do Jacuípe em 2017
A morte de Jeovando Figueiredo da Costa pegou de surpresa familiares e amigos no distrito de Bravo, município de Serra Preta. Segundo informações, que circulam pelas redes sociais, Jeovando sofreu um infarto fulminante na manhã desta terça-feira (23) em sua residência.

Jeovando era conhecido com Piaú. Poucos são os conterrâneos que conhecem Piaú como Jeovando. Porém, com o nome de Piaú, Jeovando Figueredo se tornou uma das personalidades populares do município de Serra Preta, principalmente do Bravo onde morou por toda a sua vida.

O velório está acontecendo em sua residência. O sepultamento ocorrerá na quarta-feira (24) às 9h no cemitério municipal Lar da Saudade no distrito de Bravo.

Fama e carisma

Depois do atentado sofrido, Piaú passou a acompanhar o futebol
nos estádios da região, mesmo sendo cadeirante
Jeovando se tornou eterno ao abandonar o apelido de ‘Danhe’ e adotar o nome de Piaú. Na verdade, Piaú era mais que um nome, era a marca de um jogador de futebol amador, que garantiu sua história anos 90. Talvez, a falta de oportunidade não fez de Piaú um atleta profissional, mas não ficou devendo nada a muitos jogadores de sua posição - lateral direito.

Piaú era jogador aguerrido, de velocidade e força física. Sabia impor tanto seu futebol, quando sua pressão psicológica sobre os adversários. Era um ‘jogador de pressão’ como ele mesmo falava. Mas também era um gozador, um brincalhão quando o clima quente passava. Sabia como ninguém tirar sarna dos adversários quando estava por cima.

O futebol sempre foi seu maior lazer. ‘Jogava na bola’, como se diz no interior. Jogou em diversos clubes de Serra Preta e região, mas foi na Associação Comunitária Desportiva Bravolândia que Piaú se destacou e ganhou fama. Era um dos principais atletas na conquista da Intercopa em 1992, onde o Bravolândia se tornou campeão ao vencer o Vasco de Santo Antônio de Jesus.

Ao lado dos irmãos e com o presidente da Liga em 2017
Piaú vai se eternizar como um cometa vermelho. Viveu pouco, mas com intensidade. Um atentado a tiros o deixou numa cadeira de roda, abreviando sua carreira de jogador, mas Piaú nunca abandonou o esporte. Passou a incentivar o futebol como torcedor ativo e contribuía financeiramente com os times amadores.

Viu a morte de frente, mas ressurgiu como desportista e passou a exercer diversas atividades. Se tornou político, foi candidato a vereador e era um dos maiores incentivadores do retorno da micareta do Bravo. Piaú era conhecido também como 'chicleteiro'. Gostava de prestigiar a Banda Chiclete com Banana, ouvindo som alto, em seu carro, ao lado do seu amado filho. 
Prefeito Aldinho saúda Piaú pelas homenagens recebidas
No final da Copa do Jacuípe em 2017, Piaú foi reconhecido por sua atividade desportiva, sendo homenageado no Estádio José Oliveira Leite na grande final entre Serra Preta e Pintadas. Mesmo cadeirante, a presença de Piaú nos estádios era certa. O estádio municipal de Serra Preta era a sua segunda casa, mas também era comum encontra-lo em estádios da região.

Jeovando Figueredo, que muitos passaram a conhecer hoje, será mais um simples mortal que deixará saudades, mas Piaú será eterno e entrará para a história do município que sempre defendeu. Piaú deixa esposa e dois filhos.

Repercussão

Nota de Pesar do Bravolândia, time que Piaú foi campeão da Intercopa.
A morte de Piaú correu as redes sociais rapidamente. Muitos não acreditavam, pois, não se tinha notícia de doença e possuía, certamente, menos de 50 anos. O presidente da Liga Desportiva de Serra Preta, Beto Alves, postou uma foto do Bravolândia, campeão da Intercopa, com a frase “Eterno Piaú”. O ex-presidente da Liga, Luciano Cruz, também lamentou a perda do ex-atleta.

Até o fechamento da matéria, quase todos os clubes do município postaram homenagens. O Bravolândia estampou uma nota de pesar no facebook, onde revela que Jeovando era “uma pessoa muita querida e adorável, um grande pai de família, reconhecido e respeitado por todos”.

Quem foi um dos primeiros a lamentar o falecimento do desportista foi o prefeito municipal  de Serra Preta, Rogério Serafim, em sua rede social. Segundo o prefeito, Jeovando era um grande amigo, um desportista que fez parte da história de Serra Preta, sempre atento as questões sociais. Sua partida vai deixar muita saudade”

LEIA TAMBÉM
A morte de "Boca Rica" deixa o Bravo mais pobre
Serra Preta perde um dos maiores craques do futebol amador



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.