3 de outubro de 2017

Pintadas Campeã, viva Serra Preta!

As duas seleções deram exemplo de competitividade. 
No Brasil não se considera muito o título de vice-campeonato. Evidente que todos desejam ser campeões, claro, mas a festa da final da Copa do Jacuípe foi digna de dois campeões. Serra Preta ficou em segundo lugar na Copa Jacuípe de futebol ao empatar em 1 a 1 com a boa seleção de Pintadas, porém, já entrou em campo como a seleção que soube superar o abandono do esporte no município por vários anos.
Desde a década de noventa que o município de Serra Preta não é palco de uma final esportiva regional. Domingo (01), o município voltou a ser o centro da Bacia do Jacuípe ao promover a última partida da final da Copa sub-17. Indiscutivelmente, as duas melhores seleções, Serra Preta versus Pintadas fizeram uma disputa a altura da região.
Inauguração do Estádio na década de 90
Aldinho reinaugura o Estádio com a seleção de Serra Preta na decisão
A Copa Jacuípe sub-17 entra na 6ª edição e é realizada pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, contando com o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). Além do presidente do Consórcio e prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato, diversos prefeitos e deputados prestigiaram o evento. A deputada Neusa Cadore se declarou encantada com a excelente festa promovida pela prefeitura de Serra Preta, com a estrutura do estádio municipal e sua agradável localização.
A partida
Estádio ficou pequeno para a multidão que compareceu
Equilíbrio foi a palavra chave entre a duas seleções. Pintadas, que tinha vencido por 3 a 2 a primeira partida em casa, chegou ao distrito de Bravo (Serra Preta) com a vantagem do empate. Serra Preta confiava na sua história de superação na Copa e assustava os adversários ao demonstrar o futebol mais guerreiro do certame. No município, a seleção de Serra Preta ficou conhecida como a ‘Alemanha do Sertão’ ao vencer a última campeã, Quixabeira, por 7 a 1 nos domínios do adversário.
O empate do primeiro tempo em 0 a 0 não desanimava a multidão, que doou 1 kg de alimento para prestigiar a seleção. Segundo o prefeito Aldinho, cinco mil pessoas compareceram no Estádio Municipal José Oliveira Leite, o Zelitão.
No segundo tempo o placar parecia não mudar, até que a seleção de Serra Preta marcou o primeiro gol, levando a torcida ao delírio. O grito de “campeão”, “eu acredito” tomava conta da animada torcida. Não era possível perceber quem fazia parte da torcida da casa ou torcida adversária. Todas as duas torcidas se misturaram nas arquibancadas, dando exemplo para o futebol profissional.
Faltando apenas quatro minutos para o encerramento, a seleção de Pintadas empatou a partida, soube segurar o resultado e se consagrou campeã da Copa Jacuípe de 2017. A seleção de Pintadas sub 17 terá o direito de realizar um amistoso com a base do Bahia ou Vitória em breve. As premiações serão na cidade de Pé de Serra no dia 14 de outubro, informou Silvaney Araújo, secretário executivo do Consórcio.
 A Festa
O Estádio recebeu quase cinco mil pessoas
A fanfarra, mais uma vez, ganhou a simpatia do público com uma bela apresentação
Não foi só uma final de competição esportiva. O que aconteceu no distrito de Bravo foi uma festa para toda a região da Bacia do Jacuípe. Quem compareceu, pode acompanhar de perto a reinauguração do Estádio Municipal, que ganhou pintura nova e um gramado de padrão profissional. O prefeito Aldinho disse que o tapete verde ainda não está em condições ideais, mas em breve “teremos um dos melhores gramados da região e vamos convidar equipes competitivas para jogar com os nossos atletas”, afirmou.
Para quem não pode comparecer, foi possível acompanhar o evento pelas cinco rádios que transmitiram ao vivo, pelos diversos sites e blogs da região. Pelas redes sociais, diversos vídeos e fotos foram postados pelos internautas, muitas em tempo real. Numa festa apoteótica, as duas torcidas postavam fotos e selfie a todo o momento.
O ex-atleta Piaú foi homenageado pela sua contribuição ao futebol
As duas seleções ficaram lado a lado ao entrar em campo. Nem parecia adversárias. A fanfarra Municipal de Serra Preta surpreendeu mais uma vez o público, que aplaudiu como se fosse um gol de placa. Falar em placa, Zelito Leite, que leva o nome do estádio, foi homenageado pelo prefeito Aldinho ao retirar a bandeira de Serra Preta da nova placa de reinauguração. O ex-atleta e hoje cadeirante, devido a uma tentativa de assassinato, Piaú, também foi homenageado. Discursos não faltaram. A cada fala, a torcida gritava o nome do orador.
No camarote, montado para receber as autoridades de outros municípios, os prefeitos da região rasgavam elogios à estrutura do evento. O ex-prefeito de Serrinha e atual assessor-chefe do Estado, Osni Cardoso, ficou bastante contente com a organização da Copa e afirmou que este formato de competição é muito importante para profissionalização de jovens.
A festa só se encerrou por volta de 22h na praça do distrito de Bravo. Serra Preta não foi campeã, mas o povo comemorou o bom momento que vive o município ao som agradável da banda local Doce Sedução. Parabéns aos nossos jovens da Bacia do Jacuípe!

Confira mais fotografias no site R14



Matérias Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.