31 de dezembro de 2021

SERRA PRETA: Galeria no distrito de Bravo defende responsabilidade cultural

A ideia básica é contribuir com a cultura popular, afirma o empresário João Campos

Galeria Deolina Campos reserva espaço para o samba de roda

Sambadores esquentaram os instrumentos e voz no novo espaço

Parece que, aos poucos, a mentalidade cultural em Serra Preta está mudando. O exemplo desta vez partiu do professor e empresário João Campos no distrito de Bravo. O empresário construiu e inaugurou uma excelente galeria no centro do Bravo. A empreendimento “Galeria Deolina Campos é uma homenagem a sua mãe. Aos poucos, a galera está sendo ocupada por lojas e serviços privados, mas a surpresa é o espaço deixado para a memória do samba de raiz.  

João Campos disse que não construiu a galeria visando o lucro apenas, mas busca uma responsabilidade cultural e a valorização da memória dos seus pais. Além da galeria ser construída no terreno da antiga residência de seus genitores, João tenta resgatar o samba de roda e seus adereços cultivado pelo seu pai Vadinho Pinheiro. Para quem não lembra, Seu Vadinho era um artista popular e promotor do samba de roda na região. Seu filho Joao Campos nunca foi um bom sambador, mas sentiu na pele o peso da cultura local.


Joao Campos explica os objetivos do espaço cultural

Na Galeria Deolina Campos já é possível visitar um espaço dedicado ao samba. No corredor central, Joao Campos imortalizou o espaço com diversos quadros fotográficos expressando as principais tradições de Serra Preta. “Além do samba, queremos homenagear as principais manifestações culturais do nosso povo”, explicou. A seleção das fotografias foi discutida com amigos interessados e com o historiador Mario Angelo Barreto. Quem visitar a galeria (segunda a sábado) já pode ter contato com imagem do Bumba-meu-boi, Capina do Monte, Festa de vaqueiro, Samba de Roda e Pau de Sebo. Joao ainda busca boas fotos sobre o Enterro do Ano, a Festa de Santo Antônio e outras expressões popular.

João Campos alerta que a motivação não tem vaidade pessoal, nem interesse político eleitoral. A ideia básica é contribuir com a cultura popular, que vem perdendo valor paulatinamente. Na visita a galeria, podemos participar de um aperitivo do samba de roda comandado por Celo, um dos artistas locais. Embora seja um empreendimento particular, Joao Campos deseja o apoio da população e que todos possam conhecer o espaço de forma gratuita.

Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.