29 de abril de 2023

Micareta em Bravo: Será que volta?

A micareta, conhecida como festa carnavalesca fora de época, já foi bastante tradicional no distrito de Bravo


A micareta do distrito do Bravo volta a ser debatida no município de Serra Preta, 150 km de Salvador. Mas não só o debate como também uma proposta do vereador Silvaninho na última sessão da Câmara Legislativa, sexta-feira (28). O vereador apresentou o projeto de Lei n° 03/2023 que dá poderes ao Poder Executivo incluir a micareta do Bravo no calendário das festas populares do município. 

A micareta, conhecida como festa carnavalesca fora de época, já foi bastante tradicional no distrito de Bravo, maior centro urbano e comercial do município de Serra Preta. A festa acontecia no mês de junho, promovida por Melquiades Figueredo, um dos fundadores do Bravo e falecido em 1988. Depois, o evento foi realizado no mês de setembro esporadicamente até entrar em decadência.

Porém, se depender do vereador Silvaninho, a festa volta com toda pompa. O vereador Marlui também é um dos defensores do retorno da micareta. Populares como Alex Matos, Sandro Sena, Mário Ângelo, Johnson Barreto, além de defender a micareta, comentaram nas redes sociais sobre a importância do evento para o distrito de Bravo e região. 

Assim como Ipirá, a micareta do Bravo atraia centenas de foliões nos anos 90. O Bravo era um polo atrativo para este tipo de evento, com trio elétrico, blocos caracterizados, bailes e até mesmo festival de chopp, promovido pela Associação Desportiva Comunitária Bravolândia. É nesse foco que o vereador Silvaninho buscou justificar o projeto, além dos aspectos históricos. 

O projeto de Lei precisa ser aprovado pela Câmara Legislativa e depois segue para o Poder Executivo sancionar, promulgar e divulgar o documento. Se for do interesse do prefeito Franklin Leite e da maioria dos vereadores, este ano ainda será possível os foliões voltarem a animação no distrito de Bravo. 





Leia Também
A “festa fora de época” faz parte da cultura do distrito de Bravo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.