1 de abril de 2023

Dez filmes para entender a ditadura militar no Brasil

Relação mostra a história que os militares tentaram esconder do país, mas que o cinema nacional descortinou

Foto: O Dia

O golpe militar no Brasil completa 59 anos neste sábado (1º). Por força de uma transição para a democracia que não previu o julgamento dos algozes do período e nem a preservação da memória dos 21 anos em que o regime autoritário comandou o país, coube às artes recontar a história brasileira de 1964 até 1985.

Nos livros, no cinema, no teatro e nas canções, surgiu um Brasil que estava travado por generais. A história contada pelas Forças Armadas passou, então, a rivalizar com os depoimentos de familiares e amigos de vítimas, pessoas que foram perseguidas pelos militares.

Com a ascensão de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, em 2019, os militares voltaram a frequentar o poder e o novo governo tentou impor um processo de naturalização da violência da ditadura — que, em sua versão, teria sido utilizada para combater uma suposta “ameaça comunista” no país.

Brasil de Fato preparou uma lista com dez filmes que contam a história da ditadura militar. As obras escancaram os absurdos dos porões dos batalhões e delegacias onde milhares de brasileiros perderam suas vidas lutando por liberdade e democracia.

Confira a relação:
1. Batismo de Sangue
2. Lamarca
3. O que é isso, companheiro?
4. O dia que durou 21 anos
5. Tatuagem
6. Zuzu Angel
7. Cabra-Cega
8. O ano em que meus pais saíram de férias
9. Pra frente, Brasil
10. Marighella





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.