22 de janeiro de 2023

Big Brother: Eleição para a Liga Desportiva de Serra Preta

Quem será a bola da vez? Segunda-feira tem eleição!

A Liga Desportiva de Serra Preta laçou Edital de Convocação para novas eleições da entidade. A eleição acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 17h, na sede da LIDESP no distrito de Bravo. A eleição renovará o mantado de presidente, vice-presidente, membros da Junta de Justiça Desportiva e membros do Conselho Fiscal.

Segundo o edital, apenas os clubes filiados a LIDESP, através de seus representantes legais, terão direito ao voto. As chapas concorrentes podem se inscrever 24h antes da eleição. Até agora, as chapas badaladas circulam em torno da reeleição do atual presidente Roberto Teixeira Pires, o Betinho, e seu irmão Clodoaldo Pires, o Claudinho. Apesar de serem irmãos, as disputas se acirram a cada dia.

Nosso blog perguntou aos candidatos o que tem de diferente entre as chapas. Para Betinho, o interesse em continuar a frente da entidade é de consolidar a organização diferenciada que a Liga conquistou nesses últimos anos. Já Claudinho deseja renovar a Liga, dando mais autonomia a entidade. Para Claudinho, seu irmão Betinho tem dificuldade em garantir a autonomia da Liga, terceirizando ações importantes para outras pessoas autoritárias.

Pelo jeito, não será uma eleição de compadre. O atual presidente analise uma eleição tranquila e acha que seu irmão terá dificuldade de formar uma chapa competitiva. “Nem membros ele tem para compor a chapa. Acredito que possa desistir”, avaliou Betinho. Já Claudinho, “a vitória de sua chapa é uma realidade e os clubes gostaram de suas propostas”. Para a chapa opositora, ele conta com nove votos favoráveis, mas preferiu não divulgar para não atrapalhar as articulações.

História Polêmica

A Liga Desportiva de Serra Preta foi legalizada nos anos noventa com a construção do Estádio José Oliveira Leite. Com a luta pela autonomia, prefeitos tentaram interferir no processo eleitoral da entidade. O caso mais emblemático foi quando a Chapa João Campos e Mário Ângelo Barreto venceram nos meados dos anos 90, mais o prefeito da época e seu grupo político pressionaram para derrubar a chapa vencedora - um golpe.

Sem o patrocínio da prefeitura, é muito difícil dirigir os interesses do futebol amador local, já que não há uma política pública independente no munícipio. Dirigentes, que pedirão para não se identificar, garantem que o prefeito está em cima de muro. Não definiu apoio para nenhuma das chapas. O Diretor de Esporte municipal, Leo da Internet, declarou apoio a chapa de Claudinho. Porém, a chapa atual conta com boa relação com o prefeito municipal, tendo o ex-presidente da Liga Luciano Cruz como articulador. Ou seja, parece ser duas chapas governistas.

Segundo a LIDESP, neste domingo haverá plantão das 16h às 18h, na sede da entidade para recepcionar inscrição de chapas concorrentes. As chapas concorrentes poderão também ser entregues diretamente ao secretário executivo da Lidesp. No edital, a Liga divulgou a lista dos Clubes aptos a votar, confere:
 
BAHIA, 
BRAVOLANDIA, 
BRAVO SPORT, 
CABACEIRAS, 
CAMBOTÁ, 
CDL, 
COMERCIAL, 
ESPORTE, 
INTERNACIONAL, 
JUVENTUDE, 
JUVENTUS, 
MACACO, 
RENASCER, 
SALGADO, 
SORAYA, 
UNIÃO, 
WNIBRIÊ 
YPIRANGA.

Eleição Também

Serra Preta ainda não tem Diretor de Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.