6 de dezembro de 2021

TCM amplia presença nas redes sociais


O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ampliou a sua presença nas redes sociais e desde quarta-feira (01/12) está presente também no Instagram, Facebook e Twitter. No YouTube há mais de um ano o TCM tem um canal específico em que são transmitidas ao vivo todas as sessões de julgamento de processos no Pleno e nas suas duas câmaras, além de eventos voltados para a orientação de jurisdicionados de todo o estado e qualificação de servidores.

O objetivo do TCM, ao se integrar às mais importantes redes sociais disponíveis na rede mundial de computadores, segundo o presidente da Corte, conselheiro Plínio Carneiro Filho, é aumentar a transparência sobre a atuação do tribunal como órgão de fiscalização e de controle externo das administrações municipais, e estimular o exercício, por parte dos cidadãos, do indispensável controle social.

A participação nas redes sociais por parte do TCM, segundo o presidente, busca atrair, informar e estimular o público mais jovem a participar, a exercer a plena cidadania. “É importante buscar mais participação dos jovens na vida pública e incentivar o exercício da cidadania. Vamos procurar, na medida do possível, mostrar que é dever de todos fiscalizar o exercício da administração, cujo sucesso depende da participação de todos, seja estimulando as boas ações, seja criticando as decisões equivocadas ou protestando contra eventuais desvios”, disse.

Acrescentou que através das redes sociais, não apenas os jovens, mas todos os que terão acesso a informações sobre o TCM, poderão ser estimulados a examinar e aprofundar o conhecimento sobre a importância dos órgãos que compõem a rede de controle externo da administração pública, especialmente os tribunais de contas. “Infelizmente – disse – nem todos sabem da enorme responsabilidade que têm os tribunais de contas, que são, pela Constituição, responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização das administrações públicas. E é nosso dever esclarecer, informar, mostrar que os tribunais de contas são os olhos, os instrumentos da sociedade na luta contra a ineficiência, a má aplicação ou eventuais desvios de recursos públicos”.

Por esta razão, segundo o presidente, é importante o TCM utilizar todos os canais de comunicação com a sociedade. Não só para estimular o exercício da cidadania, como também para dar a maior transparência possível e possibilitar o devido controle social sobre o trabalho desenvolvido pelo próprio tribunal. E para isso, neste processo de inovação e modernização dos meios de comunicação de massa – disse – é indispensável a efetiva participação nas redes sociais.

O presidente Plínio Carneiro Filho lembrou que, desde o início da pandemia da Covid-19, o TCM passou a transmitir as suas sessões por um canal no Youtube. Além da audiência ser significativa, a inovação tecnológica democratizou ainda mais e facilitou o acompanhamento e a participação de jurisdicionados que, mesmo à distância – de seus municípios –, passaram a exercitar pessoalmente ou através de seus advogados o direito de sustentação oral durante as sessões de julgamento no Pleno e nas Câmaras do tribunal. 

Fonte: TCM





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.