Duas pessoas morreram e famílias ficaram desabrigadas por causa das fortes chuvas em Itaberaba, a 280 quilômetros de Salvador. Segundo informações da prefeitura da cidade, testemunhas disseram que a água invadiu várias casas na Travessa João Aguiar e Silva, no bairro Barro Vermelho.
Ao sair para buscar ajuda, uma laje caiu e uma mulher foi levada pela água. Ainda segundo testemunhas, o vizinho dela foi tentar socorrer, mas também foi arrastado por um rio de lama e detritos.
De acordo com a prefeitura, a força da água foi tão grande que as vítimas não conseguiram emergir e morreram. Em nota, a administração municipal de Itaberaba informou que oferece todo o suporte às famílias das vítimas.
Iara Carneiro Silva era servidora pública, lotada na Educação Municipal, e era muito querida pelos colegas. O homem foi identificado como Antônio Martins Silva de Santana, era pedreiro e tinha 45 anos.
A Policia Militar isolou o local, pois ainda há risco de desabamento. Uma equipe de apoio psicossocial foi enviado ao local.
As famílias desabrigadas foram encaminhas para pousadas locais, já que o Ginásio Municipal também sofreu alagamento.
A Secretaria de Ação Social está nas ruas fazendo o levantamento das necessidades imediatas, e a Secretaria de Infraestrutura está realizando ações emergenciais e contenção de danos.
As chuvas desse sábado (27) atingiram fortemente Itaberaba, com o volume de 130 milímetros de água em duas horas - aqui em Itaberaba a estimativa é de 600 milímetros/ano, portanto o volume de sábado foi o equivalente a 2 meses e 10 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.