A disputa deste ano tem como tema “O lugar onde vivo” e será dividida nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião. As inscrições devem ser feitas através do site pelos professores e a adesão pela Secretaria de Educação do município.
Para participar, o (a) professor(a) deve escrever um Relato de Prática acompanhado de um conjunto de materiais que vão contar a história do trabalho realizado com a turma. Todo esse conteúdo gerado será o resultado do trabalho coletivo, construído e compartilhado com estudantes, professores e comunidade escolar.
“É bastante importante ressaltar o caráter formativo da olimpíada. A gente sempre diz que o coração da olimpíada é a formação”, revela Patrícia Calheta, integrante da equipe técnica do programa ao explicar que olímpiada inclui também a formação dos professores no projeto com o objetivo de levar aprendizagem aos estudantes.
A competição é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e visa reconhecer o trabalho e a importância dos alunos e professores no cenário educacional.
Desenvolvida através do Programa Escrevendo o Futuro - que desde 2002 tem como objetivo contribuir para a melhoria da leitura e da escrita dos estudantes das escolas públicas brasileiras -, a Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada desde 2008.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.