23 de agosto de 2020

Serra Preta: Quem será a chapa majoritária do quarteto fantástico?

Os coordenadores do grupo acreditam que segunda-feira (24) os pré-candidatos já têm o resultado da pesquisa eleitoral.

Os pré-candidatos Cezar de Corina (Avante), Mário Ângelo Barreto (PCdoB), Sérgio Moreira (PT) e Zelito Leite (Solidariedade) buscam entendimento para formar a chapa majoritária, que disputará a eleição para prefeito em Serra Preta no dia 15 de novembro. Segundo os pré-candidatos, a chapa nascerá através de uma pesquisa científica. Outro critério levará em conta a questão da regionalidade do município, ou seja, a chapa não pode agregar pré-candidatos a prefeito e vice da mesma localidade. 

Cezar de Corina (Avante) aposta em seu trabalho comunitário
 para ser bem pontuado nas pesquisas

No entendimento do grupo, não há problema uma candidatura de uma mesmo região, o importante é o compromisso com o programa de governo que contemple a todos. Porém, a tradição municipal é a representatividade regional, o que possivelmente será considerada. Neste caso, o distrito de Bravo conta com o historiador Mário Ângelo Barreto e o ex-prefeito Zelito Leite na corrida. Na zona leste do município, o ex-vereador Cezar de Corina e o vereador Sérgio Moreira representam a Sede do município e o distrito do Ponto, respectivamente. 
Mário Ângelo Barreto (PCdoB) acredita na unidade para
construir uma nova realidade para Serra Preta

Nas redes sociais, a expectativa dos internautas é grande. Mesmo os potenciais adversários aguardam ansiosos. Para os seguidores do ex-prefeito Antonio Carneiro, que aposta em seu filho Franklin Leite como pré-candidato, a chapa do Quarteto pode atrapalhar os planos do atual prefeito Aldinho, que lançou seu sobrinho Dr. Karlos para sucedê-lo. A tese dos carneiristas é que os líderes saíram da base de apoio do prefeito,
 dividindo o eleitorado. Para o pré-candidato e historiador Mário Ângelo Barreto, a tese carneirista não é uma certeza. Para Barreto, o prefeito Aldinho veio recompondo sua base desde que tomou posse, tentando atrair as lideranças carneiristas e excluindo os aliados. "É fato que o prefeito foi o maior desarticulador do próprio grupo ao subestimar a capacidade democrática dos aliados. Porém, a rejeição popular e sua forma autoritária de impor a candidatura do sobrinho foram fatores decisivos", avalia. 

Sérgio Moreira (PT) conta com a força das urnas,
vereador mais votado nas últimas eleições
e atuou na pasta como Secretário de Saúde.

O prefeito Aldinho tentou sem sucesso atrair o ex-prefeito Zelito para sua base de apoio. Mas seu maior fracasso como articulador foi abrir mão de dois vereadores da sua base: Magno Souza e Sérgio Moreira. Sérgio Moreira desejava contar com o apoio do prefeito, mas foi atropelado no processo. Além do prejuízo eleitoral, o prefeito terá dificuldades em aprovar suas contas na Câmara de Vereadores, pois atualmente ficou literalmente isolado na Casa Legislativa. O Pastor Magno (PTC) chegou a ensaiar uma pré-candidatura a prefeito com a desistência de Júlio Leal (PTC), mas, alegando motivos pessoais, preferiu ficar apenas na articulação do Quarteto. 

Batendo o martelo

Foram diversas reuniões virtuais para os pré-candidatos se entenderem. Mas parece que o resultado da pesquisa sai nesta próxima segunda-feira (24). Segundo Alexsandro Sena, um dos coordenadores da pesquisa, a empresa responsável já colheu os dados e está concluindo os resultados técnicos. Sena acredita que a qualquer momento os pré-candidatos poderão conversar com os números mensurados. 

Zelito Leite (Solidariedade) confia na experiência
de ex-prefeito para conduzir o processo

Todos os candidatos se comprometeram a respeitar o resultado da pesquisa. Porém, o professor Zelito Leite (Solidariedade) não esconde a preferência do entendimento para formar a chapa. Tal posicionamento de Leite tem gerado certa dúvida no grupo. Será que o professor Zelito Leite marchará independente do resultado da pesquisa? Todos os pré-candidatos sabem do potencial do ex-prefeito Zelito Leite, mas acreditam que a força dos números pode ser capaz de tomada de decisão racional. "Nenhum grupo político em Serra Preta, até o momento, é mais plural do que o nosso. Claro que não é fácil administrar processo democrático, mas o caminho do entendimento é decisivo para uma vitória eleitoral e é a melhor estratégia para se fazer um bom governo", disse Mário Ângelo Barreto. 

As convenções para o lançamento das candidaturas de prefeito e vereadores vão até dia 15 de setembro. As mudanças no calendário eleitoral das eleições de 2020 foram motivadas por causa da pandemias, provocada pelo coronavirus. Nestas eleições, as redes sociais serão decisivas para os candidatos apresentarem as suas propostas, já que o contato entre candidatos e eleitores foi prejudicado. 



Um comentário:

  1. Zelito leite23 agosto, 2020

    Aproveito a oportunidade que o conceituado Blog do professor Mário Ângelo me dá para deixar claro que pretendo continuar como pré candidato independente do resultado da pesquisaq, da qual inclusive solicitei que retirassem o meu nome, não por achar que sozinho serei vencedor nessa disputa eleitoral mas porque pretendo me afastar da política lutando e por isso vejo essa oportunidade como a ideal, com todo respeito aos demais companheiros espero um entendimento no sentido de montarmos uma Chapa vencedora de prefeito e vice e compromisso de tocarmos juntos um projeto de administração que venha tirar Serra Preta do ostracismo e unidos fazermos um governo justo, transparente e de comum acordo com a população serrapretense

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.