"Dei meu sangue por essa gestão e é assim que sou tratada."
No centro, secretária Claudiane Batista nas ruas com os servidores |
Nesta quarta-feira (26), a secretária de Saúde do município de Serra Preta - 160 km de Salvador, Claudiane Batista, pediu exoneração da pasta, mas não contava com a presença nada normal ao sair do prédio onde funcionava seu gabinete: a presença da Guarda Municipal recém criada pelo prefeito Aldinho.
A recepção não foi para homenagear a Secretária Claudiane, bem avaliada pela população, mas para escoltar sua saída do prédio e solicitar as chaves. O ato foi visto como truculento e de coação. No vídeo abaixo, que circula pelas redes sociais, é possível perceber a secretária bastante emocionada e chorando muito. Em desabafo, Claudiane Batista diz que deu seu sangue pela gestão e se sentiu humilhada com tamanha atitude. "É uma falta de respeito o que estão fazendo comigo", disse em lágrimas a secretária.
Ainda abalada, conseguimos conversa rapidamente com a secretária Claudiane Batista. Na presença de Hélio Alves, que filmou o ato, Claudiane falou que um dos agentes se encontrava envergonhado, afirmando que cumpria ordens. Na avaliava da secretária, a guarda municipal escoltou a sua saída do prédio com o objetivo de evitar qualquer saída de documento da unidade, o que a deixou totalmente perplexa.
Bem avaliada
Com redução de servidores, a secretária lavou até mesmo as roupas hospitalares |
Claudiane Batista assumiu a Secretaria de Saúde do Município de Serra Preta em dezembro de 2019, substituindo o vereador Sérgio Moreira (PT). Se destacou no atendimento humanizado ao povo de baixa renda e ouvindo os servidores da área. Segundo Claudiane, seu celular era disponível para a população. Encarou a Secretaria de Saúde como um desafio, mas abriu mão totalmente de sua vida social.
Porém, o desafio mesmo foi encarar a pandemia do coronavírus num município sem muitos recursos. Há cada caso, uma preocupação a mais. Em 09 de junho, a própria secretária anunciou que foi infectada e encarou de frente a doença, divulgando nas redes sociais. Segundo Claudiane, a exposição era importante para combater o preconceito sobre a doença.
Um mês depois, a população se surpreende com a atitude da secretária lavando roupas hospitalares, juntamente com alguns servidores. O hospital estava com o número de servidor reduzindo. O próprio prefeito Aldinho postou na rede social, dia 11 de julho, a luta da secretária neste momento difícil da pandemia. "Estamos com redução de funcionários no nosso hospital devido a afastamento por COVID de alguns servidores e a nossa lavanderia estava parada pois os servidores estão afastados por licença médica. (...) Recebi com alegria e emoção a informação que a nossa secretaria Claudiane Batista em companhia dos servidores Jessica, Iago e Bárbara foram até o hospital e estão lavando as roupas".
Além de secretária municipal, Claudiane é a presidente do PT municipal de Serra Preta |
Talvez, os prantos da secretária Claudiane Batista ao sair da Secretária de Saúde, não é apenas a humilhação de ser escoltada pela Guarda Municipal, mas o não reconhecimento, a postura de descarte dos seus serviços num momento tão delicado de crise sanitária.
Com a exoneração, Claudiane Batista se dedicará ao cargo eletivo de presidente do Partido dos Trabalhadores de Serra Preta - PT, que tem a missão de conduzir a pré-campanha de prefeito do vereador Sergio Moreira. Até o fechamento da matéria, a Prefeitura Municipal não divulgou nota alguma sobre o triste episódio, nem sobre os serviços prestados pela secretária.
LEIA TAMBÉM
Secretária de Saúde de Serra Preta testa positivo para o Covid-19
Brasil registra 3,6 milhões de casos de Covid-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.