"Salvador 470 anos - evolução urbana: eventos históricos e condicionantes naturais" é tema de curso que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover, de 25 a 29 de março de 2019, das 14h às 18h, em homenagem ao aniversário da capital baiana.
A proposta é mostrar a urbanização e a História de Salvador através da associação entre as formas do relevo, suas propriedades e condicionamentos. O participante irá compreender a geomorfologia de Salvador, a sua escarpa da falha, seus antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim.
As aulas serão ministradas pelo mestre em geologia e historiador Rubens Antonio, com carga horária de 20 horas e direito a certificação. A inscrição deve ser feita no site www.ighb.org.br
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
Conteúdo Programático
Dia 25 - A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história - A Geologia e a Geomorfologia de Salvador - Os rios de Salvador - As modificações urbanas de Itapuã ao Rio Vermelho .
Dia 26 - As modificações urbanas do Rio Vermelho à Barra - As modificações urbanas da Barra ao Campo Grande.
Dia 27 - Primeiro povoamento e Fundação - As modificações urbanas do Campo Grande ao Dique e à Castro Alves
Dia 28 - As modificações urbanas da Castro Alves ao Carmo, ao Barbalho e Bonfim.
Dia 29 - Visão geral das modificações - Eventos históricos condicionados pela geomorfologia - Primeiro povoamento e Fundação - Os ataques holandeses de 1624 e 1638 - A Guerra de Independência - A rebelião Malê.
SERVIÇO
Salvador 470 anos - evolução urbana: eventos históricos e condicionantes naturais
25 a 29 de março de 2019, das 14h às 18h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade
Assessoria: 71 999745858
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.