12 de outubro de 2018

Autores baianos fazem lançamentos de livros na Flica


A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) movimenta a cidade do Recôncavo baiano até domingo (14). Em sua oitava edição, o evento conta com diversas programações como debates literários, exposições, lançamentos de livros, apresentações artísticas, palestras, contações de histórias e muito mais para adultos e crianças.
No primeiro dia de Flica, que aconteceu nesta quinta-feira (11), foi a vez do relançamento da edição comemorativa de Cadernos Negros 40 anos. Em 2018, a mais longeva antologia afro-brasileira completa 40 anos de existência e, na oportunidade, teve um recital com os autores baianos que fizeram parte dessa edição comemorativa.
Com publicações anuais desde seu primeiro lançamento, a antologia tem um papel fundamental na literatura brasileira, tendo, ao longo de suas quatro décadas, textos assinados por escritores que marcam a história com reflexões sobre a temática afro-brasileira. No volume 40, conta com 42 autores e com texto da contracapa assinado pelo ator Lázaro Ramos. 
Tem mais
A programação continua nesta sexta-feira, feriado de 12 de outubro, com lançamento e bate-papo com os autores Franciel Cruz e Alex Simões, dos livros Ingresia e Trans formas são, respectivamente. O evento será no auditório da casa Educar para Transformar, às 16h30.
Já no sábado (13), os autores baianos Caó Alves, José Walter Pires e Emanuela de Carvalho lançam seus livros Almofadas com Pelos de Gato, A Epopéia de Horácio de Matos: O Coronel da Chapada” e "A Terceira Pessoa Depois de Ninguém com um descontraído bate-papo. O lançamento acontece às 16h30h, no mesmo local dos lançamentos anteriores.
Para a diretora Bárbara Falcón, da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon (FPC), “a procura por essa oportunidade de ter um lançamento em uma Festa Literária é grande”, disse ela. Ainda segundo Falcón, “esse tipo de evento é um espaço privilegiado, uma vez que oferece um lançamento para um público mais sensível a leitura e interessado na atividade, além de disponibilizarmos divulgação e necessidades técnicas que resultam em mais visibilidade para o autor e oferece oportunidade do leitor ter acesso ao autor”, acrescenta a diretora.
Essas programações de lançamentos estão sendo realizados pela FPC, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
 O evento tem o patrocínio do governo do estado, o apoio da prefeitura de Cachoeira, Caixa e governo federal, e realização da Icontent e Cali. 
Leia e Passe Adiante
Aproveitando a chegada do mês em que celebra o Dia Nacional do Livro (29), a FPC doará 3 mil livros para o público da Flica, através da segunda edição da campanha Leia e Passe Adiante. O principal objetivo da campanha é o incentivo ao hábito da leitura e faz parte do Plano Estadual do Livro e Leitura. A Biblioteca de Extensão (Bibex) também estará na cidade do Recôncavo, na Praça Teixeira de Freitas, levando contações de histórias, jogos, espetáculos teatrais e oficinas literárias para o público infantojuvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.