23 de maio de 2018

João Gilberto vive com ajuda de Chico Buarque e Caetano Veloso, diz colunista


Enfrentando problemas de saúde e financeiros graves nos últimos anos, o músico João Gilberto tem conseguido se manter em melhores condições graças à ajuda de amigos antigos. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, depois de ter sido praticamente despejado do apartamento que morava no Leblon, no Rio de Janeiro, ele agora mora em um apartamento na Gávea, cedido por Caetano Veloso, que sempre admirou o músico. Chico Buarque, seu ex-cunhado, colabora pagando o plano de saúde de João Gilberto, atualmente com 86 anos.

A filha de João, Bebel Gilberto, que mora em Nova Iorque, diante da situação de fragilidade física e mental, agravada pela péssima condição financeira, tenta, desde o final de 2017, por meio da Justiça, interditar o pai. Ainda de acordo com Leo Dias, o músico não abre a porta do apartamento onde mora para ninguém, nem mesmo para o entregador da comida do restaurante que ele sempre pede pelo telefone, uma vez por dia. A refeição é entregue por uma fresta da porta. O processo de interdição de João Gilberto corre em segredo de justiça na 5ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio.
No início de maio, o publicitário baiano Nizan Guanaes, profundo admirador do músico, anunciou que estava tentando mobilizar outros artistas para ajudar o pai da Bossa Nova. "Estou vendo todas as possibilidades. O João é um patrimônio do Brasil e da humanidade, e muita gente quer ajudar. Mas é uma situação muito complexa e difícil, que envolve família, credores, processos judiciais... Estou falando com muitos artistas, especialmente com os baianos, e todos querem ajudar", disse Nizan, baiano como João, sem dizer quem já se comprometeu.

Um comentário:

  1. Nossa que triste um artista tão talentoso passando por essas dificuldades todas.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.