2 de janeiro de 2018

‘Arrastão da paz’ marca as comemorações de Ano Novo em Serra Preta

Prefeito Aldinho comemora o sucesso dos eventos de fim de ano
Havia uma preocupação real com a violência nas festas de fim de ano pelas ruas e praças de Serra Preta. Muitos se comentavam sobre a aposta do prefeito Aldinho em realizar um “Arrastão” com trio elétrico pelas ruas do distrito de Bravo, maior centro urbano do município.

O próprio prefeito fez questão de ampliar o suporte de segurança e atendimento hospitalar no circuito da festa. Ambulância com equipe médica, um pelotão de corpo de Bombeiro Civil, apoio da Polícia Militar, reforço da guarda municipal e agentes de inteligência circulando pelo evento. Era um aparato de guerra, mas não precisou mover uma palha se quer.

O “Arrastão” se tornou da paz e nenhuma ocorrência foi registrada. Até mesmo o cantor da banda Pagode do Segredo parou o show para agradecer a forma pacífica como todos se divertiam numa praça completamente cheia. O Bravo deu exemplo de educação, alegria e tolerância.

Último dia do ano

O jogador Anderson Talisca marca presença na festa de fim de ano em Serra Preta
As festas de fim de ano do município de Serra Preta acontecem no chamado ‘dia da virada’, de 31 de dezembro a 01 de janeiro. A grande novidade, sem dúvida, ficou por conta da presença surpresa do jogador de futebol profissional Anderson Talisca - passagem pela Seleção brasileira, Benfica de Portugal e ídolo do Bahia. Atualmente, o craque de Feira de Santana joga no futebol da Turquia.

Aldinho e esposa comemoraram o
fim de ano na cidade histórica de Serra Preta
Talisca marcou presença na ‘Virada do Ano’ da cidade histórica de Serra Preta, que este ano a prefeitura investiu com o objetivo de resgatar os 'tempos de ouro' das festas de fim de ano da cidade. O craque acompanhou a banda Pagode do Segredo, onde arriscou o papel de músico, tocando percussão. O secretário de obras da prefeitura, Igor Almeida, fez 'selfie' com o jogador e disse que Talisca é muito simples. Segundo Almeida, Talisca comentou que estava muito feliz tocando com os amigos de infância, que não tem dinheiro que pague.

O prefeito Aldinho e sua esposa Renilda Almeida comemoraram a passagem do ano em cima do trio na cidade de Serra Preta. Para o prefeito, enquanto muitos vão para o litoral neste período, nada melhor que brindar a virada do ano em frente a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho. A cidade de Serra Preta é uma das mais antigas da Bahia, datada de 1722.

Do profano ao religioso

No distrito de Bravo, a movimentação ocupou diversos espaços na virada do ano. Famílias comemorava em suas casas, os jovens se concentravam nos bares da praça ao som de um 'paredão' e outros soltavam fogos.

A meia noite, partia da frente da Igreja Católica o tradicional 'enterro do ano', que circula por algumas ruas do distrito. Para a tradição do evento, o movimento foi muito fraco. Cerca de 300 pessoas acompanharam o cortejo, que chegou ao fim em frente ao cemitério municipal.

Uma grande tendência que se verificou foi a presença dos fieis nos templos evangélicos. As principais igrejas do distrito como Batista e Assembleia de Deus estavam completamente lotadas. Até mesmo a Igreja Universal, recém instalada em Bravo, tinha público considerado. A Igreja ‘Brasil para Cristo’ também registrou um excelente público, com fotos de batizado postadas nas redes sociais.

Primeiro dia do ano

Com apoio municipal, as festas populares de fim de ano brilharam.
O prefeito virou menino ao pousar junto com o bumba-meu-boi
Sempre no ano novo, a população de Bravo espera a presença das festas populares como 'quebra-pote', subida em 'pau de sebo', brincadeiras e o tradicional 'bumba-meu-boi'. O “bomba-boi”, como é conhecido em Bravo, reuniu três mil pessoas pelas ruas do distrito. As famílias levaram as crianças para prestigiar a tradição.

A meninada tem muito medo do 'bomba-boi'. Este ano, foi possível confeccionar dois “bomba-bois” bem coloridos. Pelas ruas do Bravo, os dois bois artesanal corriam atrás das pessoas. Mas também, o boi vira estrela: diversas pessoas param para ser fotografadas junto ao boi. Até mesmo o prefeito Aldinho não perdeu a oportunidade de se eternizar com os bois astros.

A festa do 'bumba-meu-boi' em Bravo tem mais de 60 anos. Sempre foi sucesso de público, mas os organizados reclamavam de apoio do poder público. Este ano, o evento contou com todo o apoio logístico da prefeitura, assegurou Geovanne Barreto, responsável pelo Departamento de Cultura do município.

O trio é quem manda

Multidão acompanhou o som do trio elétrico no primeiro dia de ano
Já anoitecendo, uma multidão acompanhou a magia do trio elétrico. Foi o maior trio que se fez presente em Serra Preta. Porém, maior mesmo foi a multidão que aguardava o encerramento da inauguração de obras para acompanhar o som do trio elétrico, animado pelas bandas 'Pagode do Segredo', 'Banda Vaneijós' e o artista local Deja Ribeiro.

O trio partiu da Nova Descoberta, desceu a avenida Melquíades Figueredo, circulou pela praça da Igreja e estacionou entre o mercado municipal e o 'Abrigo' (bar da praça). Sem nenhum registro de violência, o público dançou e se emocionou com os ritmos do Axé do passado executado pela saudosa 'Banda Valneijós' de Alagoinhas.

O trio elétrico circulou pelo centro do distrito do Bravo
Parecia uma festa de família, mas de uma grande família! Segundo o prefeito Aldinho, 8 mil pessoas circularam durante todo dia na festa. Era visível a presença da multidão ao lado do trio elétrico. A banda "Pagode do Segredo" surpreendeu o público. Embora em cima do trio, os artistas souberam interagir com o público. O cantor fez questão de elogiar a festa, bem antes do evento acabar.

O arrastão encerrou com o show romântico de Deja Ribeiro, artista serrapretense. Com seu arrocha envolvente, o clima sedutor tomou conta da festa. O intervalo natural para a troca de bandas fez o público cair, mas a animação continuou até a terça-feira (02). Há muito tempo que não acontece uma festa deste nível em Bravo. Simples, sem grandes gastos, boa música e o povo contagiado. Parece ser o segredo da festa!  
Deja Ribeiro foi o responsável em encerrar a festa com show romântico do arrocha
Adereços renovados do bumba-meu-boi

Comemorando a festa de fim de ano com o povo

Banda Valneijós apostou no axé antigo e fez o público quarentão delirar

O jogador Anderson Talisca deu uma de músico na
festa de fim de ano na cidade histórica de Serra Preta
Fotos: Igor Almeida, facebook da prefeitura de Serra Preta, celular de Mário Ângelo, Ricardo Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.