9 de setembro de 2017

Serra Preta resgata o desfile cívico em grande estilo

Mais de 10 mil pessoas participaram do desfile cívico em Serra Preta
Não foi apenas um desfile, foi um reencontro entre o passado e o presente. Para as novas gerações, algo inédito. Para muitos pais e avós, um ato de emoção e recuperação da memória. Não é fácil definir o conjunto de sentimentos que tomaram conta das ruas de Bravo, Ponto e Serra Preta no desfile cívico de 7 de setembro.

Há mais de 20 anos, que Serra Preta abandonou o tradicional desfile cívico do município. Antes, era comum a comemoração da Independência do Brasil, organizada pela Secretaria Municipal de Serra Preta, mas aos pouco, o evento foi se perdendo no tempo, até desaparecer completamente.

A fanfarra municipal se destacou durante o desfile
Organização impecável no desfile do Ponto de Serra Preta.
Foto: Facebook de Clodovil Mendes
Não é possível indicar um responsável. Talvez, a mudança conjuntural, com a queda da Ditadura Militar e a Abertura Política, seja um dos fatores muito forte para o enfraquecimento dos desfiles cívicos em muitos municípios do Brasil, pois, é fato que os militares se apropriaram dos desfiles, imponto as temáticas e modelo.

As reformas do ensino, posterior a Ditadura Militar, tentaram se aliar a princípios democráticos, abandonando as marcas do regime de força. Os desfiles de 7 de setembro entraram no pacote. Não remodelaram, mas os desfiles foram tachados de movimento alienado ou associados a um método da pedagogia autoritária, onde impõe ao aluno a marchar sem sentido e ou discussão.

Os desfiles de rua acontecem em todo o mundo, com destaque para França, EUA, Correia do Norte, China e Rússia. Todo dia 14 de julho, a França comemora o orgulho francês durante a data carimbada do início da Revolução Francesa. Os desfiles também são utilizados como meio de apresentar, não só a sua cultura, mas a soberania política e a força bélica das nações modernas.

O nosso 07 de Setembro

A cultura afro agradou o público, principalmente as crianças
Na Bahia, apenas as cidades de médio porte mantem os desfiles cívicos de peso. Salvador, sem dúvida é o grande destaque. Além do desfile oficial, há também o “Grito dos Excluídos”, promovido pela Igreja Católica e pelos movimentos sociais.

Serra Preta este ano reeditou o desfile civil no calendário de eventos anuais. Se depender da vontade do prefeito Aldinho e da presença do público, o desfile se tornará tradicional.

O jegue, simbolo do nordeste, também foi homenageado
O desfile começou em Bravo. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento. Foi uma surpresa até mesmo para os organizadores a grandiosidade do ato. Além das escolas municipais, escolas particulares se fizeram presentes. O CERMN, primeira escola de ensino médio do município, trouxe para as ruas temas contemporâneos como um alerta ao desemprego, a violência e a questão racial. Diferente do passado, o desfile não foi engessado. As escolas tinham total liberdade para formar suas alas temáticas, sendo que o tema gerador foi a História do município.  
Denúncia e política afirmativa tiveram seu espaço do desfile cívico
Diversas personagens da história brasileira foram lembradasFoto: Facebook de Clodovil Mendes
No distrito de Ponto, o público também abrilhantou o desfile. A organização impecável deu a impressão que o evento já acontecia há anos. A história do Brasil foi bem enfatizada, desde a conquista portuguesa até a Independência oficial.

Como não poderia deixar de ser, o desfile foi encerrado na cidade histórica de Serra Preta. Já era noite, o que deu um charme diferenciado. As alas harmonizavam com as calçadas e ruas do século XIX. O tema religioso foi bem destacado em Serra Preta. Os pontos altos se deram na descida da Rua João Reis e na chegada da bela Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Mais um presente para os serrapretenses

O lançamento da Fanfarra de Serra Preta emocionou o público presente
Não só de desfile viveu o povo no 7 de setembro. O evento foi o lançamento da Fanfarra Municipal. Cerca de 90 componentes, com uniforme característico, deram o ritmo do desfile, juntamente com a Fanfarra do município de Madre de Deus.

É a primeira vez, que Serra Preta organiza uma fanfarra. Com as cores da bandeira do município, a Fanfarra chamou a atenção de todos. As mães dos componentes da banda eram pura emoção. Muitas choram ao ver os filhos brilhando como músicos.

A Fanfarra da cidade de Madre de Deus foi recebida com aplausos. 
O professor Amorim, responsável pelo projeto, afirmou em praça pública que a Fanfarra de Serra Preta tem potencial para vencer um campeonato importante. Em apenas 03 meses, muitos duvidavam da possibilidade da fanfarra municipal se apresentar ao público com tamanha desenvoltura. O prefeito Aldinho recebeu no palanque o Diploma de reconhecimento como “amigo da cultura” pela Federação baiana de banda de fanfarra, entregue pelo professor Amorim.

O prefeito Aldinho homenageou as escolas participantes
O prefeito Aldinho dividiu a responsabilidade do excelente desfile com o público presente e com as escolas. Todas as escolas envolvidas foram homenageadas com medalhas de honra ao mérito. Em discurso e visivelmente emocionado, Aldinho afirmou que o orgulho do povo de Serra Preta está sendo recuperado com o retorno da autoestima de todos. O dia de hoje marcou o retorno de mais uma tradição esquecida em nosso município. O Desfile Cívico de 7 de setembro, que emocionou a mim e as famílias da nossa Serra Preta, escreveu Aldinho em sua rede social. Além do prefeito, o padre Gilmar e o pastor Magno fizeram reflexões ecumênicas, encerrando o desfile cívico. 

Fotos: facebook de Rogério Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.