Jorge Portugal pede exoneração da Secretaria de Cultura (Foto: Tacila Mendes/Secult) |
A Secretaria de Comunicação do Estado informa que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou nesta quinta-feira (28) uma carta pedindo exoneração do cargo ao governador Rui Costa, alegando questões pessoais e profissionais. O nome que substituirá Portugal será anunciado nos próximos dias.
"Professor, compositor, nome destacado na cultura baiana, Jorge Portugal deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor", publicou assessoria de imprensa do governo. Portugal assumiu em 6 de janeiro de 2015 o comando da Secretaria de Cultura do
Estado da Bahia, ao receber a pasta diretamente do ex-secretário Albino Rubim, que
ficou no cargo entre 2011 e 2014, durante o governo de Jaques Wagner.
Segundo o Jornal Correio da Bahia, a saída de Portugal era especulada desde o início do ano, quando Rui convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para assumir a Secult. Ferreira, contudo, desistiu do cargo após saber que não teria poder para nomear a equipe de dirigentes da pasta.
"Nos últimos dias, Portugal entrou em rota de colisão com o governo ao criticar publicamente o baixo orçamento para a Cultura. Antes, o cantor e compositor havia revelado mal-estar com as nomeações de indicados políticos para cargos de comando na secretaria. A demissão da produtora Fernanda Tourinho da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) à revelia de Portugal também reacendeu as insatisfações", informou o Correio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.