Professor estava no banco do carona e morreu após carro colidir com caminhão (Foto: Reprodução/Facebook) |
Uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão vitimou o diretor do Departamento de Educação (Dedc) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb-Senhor do Bonfim). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu às 22h40 desta quarta-feira (2), na BR-407, na localidade de Aroeira, próximo ao município de Filadélfia, a 355 km de Salvador.
A vítima, Marcos Fábio Oliveira Marques, 37, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Além dele, outras três pessoas se envolveram no acidente, mas tiveram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte, segundo informou a PRF. O professor estava num veículo Volkswagem Gol, no banco do carona, ao lado do motorista, quando bateu com o caminhão, onde estavam as outras duas pessoas.
A universidade decretou luto oficial de três dias e suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas do departamento pelo mesmo período, no Campus VII, em Senhor do Bonfim.
Natural de Feira de Santana, Marcos era servidor da Uneb desde 2006. Em nota, a reitoria da instituição manifestou pesar pela morte do diretor, que era carinhosamente apelidado de “Funguinho” por alunos e colegas de trabalho. O professor foi coordenador do curso de Química/Proesp entre os anos de 2010 e 2012 e do curso de Ciências Biológicas.
Ainda segundo a universidade, ele teve brilhante atuação como professor do mestrado em Biodiversidade Vegetal e das especializações em Educação do Campo; em Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade no Semiárido e em Biodiversidade do Semiárido, todas pós-graduações da UNEB. A nota assinada pelo reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, ressalta que “a proeminente carreira acadêmica o credenciou para dirigir o Dedc por dois mandatos consecutivos”.
Marcos era graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Botânica da Uefs.
O reitor acrescentou que ao dedicar a vida para a educação o professor deixou um legado de luta e de grandiosas realizações, tendo o credenciado nacionalmente as suas pesquisas nas áreas de taxonomia e ecologia de fungos e popularização da ciência em micologia.
”Em reconhecimento às valorosas contribuições de Marcos Fábio para a educação baiana, a reitoria decreta luto oficial de três dias no âmbito da UNEB e suspende as atividades acadêmicas e administrativas do Departamento de Educação do Campus VII, em Senhor do Bonfim, no mesmo período”, decretou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.