Os cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia que foram avaliados no ano de 2015 pelo Ministério da Educação (MEC) apresentaram bons resultados, alcançando notas de 3 a 5 no conceito de curso – sendo 5 a nota máxima. As instituições de ensino superior também foram avaliadas através do Índice Geral de Cursos (IGC), que confere o conceito 4 à UFBA, que permanece como a instituição mais bem avaliada do Estado.
O principal destaque foi a graduação em Zoologia/Ciências Biológicas, avaliado com a nota 5. Outros cursos da UFBA bem avaliados neste ano foram: Dança-Noturno (4); Ecologia (4); Engenharia de Controle e Automação (4); Física (4); Gênero de Diversidade (4); Geografia/Licenciatura-Noturno (4); Letras Vernáculas (4); Língua Estrangeira/Espanhol (4); Matemática (4); Medicina (4); Sociologia (3); Química/Bacharelado (4); Química/Licenciatura (4).
Destaca-se o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Acompanhamento e Avaliação, criado em outubro de 2014 pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) em parceria com a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento (SUPAD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). “Realizamos ao longo desse período um trabalho pedagógico e informativo envolvendo todas as unidades da UFBA. Passamos a acompanhar de perto os cursos que serão avaliados, promovendo visitas antes do período de observação do MEC e deixando os colegiados atentos ao que deve ser feito”, afirma o pró-reitor de graduação, professor Penildon Filho.
Nesse sentido, também foram promovidos diversos seminários organizados por áreas de conhecimento – Saúde, Humanidades, Exatas, Letras/Artes - e foram consideradas ainda as especificidades dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e dos cursos do campus de Vitória da Conquista, com o objetivo de explicar como a avaliação é feita pelo MEC e poder responder adequadamente aos instrumentos de análise propostos.
No processo avaliativo, o conceito preliminar de alguns cursos foi afetado devido ao desempenho obtido pelos graduandos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). No entanto, o conceito destes cursos foi revisto após a vista in loco do MEC, que promoveu o aumento das notas após observar as reais condições. Atento a isso, o pró-reitor de Graduação investiu na conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância do exame.
“Desenvolvemos ações referentes ao ENADE atuando junto aos alunos para explicar o que é o exame e a sua necessidade como mecanismo para avaliar o crescimento que os alunos obtiveram durante a sua graduação, com avaliações realizadas no início e ao final do curso. Ao contrário do que alguns pensam, o ENADE não tem um caráter punitivo ou a função de criar um ranking entre as universidades. O intuito é avaliar o que deve ser aprimorado em cada situação”, observa o professor Penildon.
Em relação ao índice Geral de Curso (IGC), no qual a UFBA possui a nota 4, o pró-reitor afirma que “a UFBA tem todas as condições de obter o nível máximo na avaliação do MEC se nos esforçarmos para que os cursos estejam preparados para o processo avaliativo do Ministério, fazendo com que a avaliação possa refletir a realidade. Temos a compreensão de que a nossa universidade é ainda melhor do que está posto”.
O pró-reitor planeja para 2016 retomar os seminários sobre o processo avaliativo do MEC, desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento (SUPAD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), contribuindo para o desenvolvimento contínuo da universidade.
*crédito da foto: http://goo.gl/yMXHcz
Informações: Portal Ufba
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