30 de dezembro de 2015

MEC aponta UFBA como instituição de ensino mais bem avaliada da Bahia


Os cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia que foram avaliados no ano de 2015 pelo Ministério da Educação (MEC) apresentaram bons resultados, alcançando notas de 3 a 5 no conceito de curso – sendo 5 a nota máxima. As instituições de ensino superior também foram avaliadas através do Índice Geral de Cursos (IGC), que confere o conceito 4 à UFBA, que permanece como a instituição mais bem avaliada do Estado.
O principal destaque foi a graduação em Zoologia/Ciências Biológicas, avaliado com a nota 5. Outros cursos da UFBA bem avaliados neste ano foram: Dança-Noturno (4); Ecologia (4); Engenharia de Controle e Automação (4); Física (4); Gênero de Diversidade (4); Geografia/Licenciatura-Noturno (4); Letras Vernáculas (4); Língua Estrangeira/Espanhol (4); Matemática (4); Medicina (4); Sociologia (3); Química/Bacharelado (4); Química/Licenciatura (4).
Destaca-se o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo de Acompanhamento e Avaliação, criado em outubro de 2014 pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd)  em parceria com a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento (SUPAD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). “Realizamos ao longo desse período um trabalho pedagógico e informativo envolvendo todas as unidades da UFBA. Passamos a acompanhar de perto os cursos que serão avaliados, promovendo visitas antes do período de observação do MEC e deixando os colegiados atentos ao que deve ser feito”, afirma o pró-reitor de graduação, professor Penildon Filho.
Nesse sentido, também foram promovidos diversos seminários organizados por áreas de conhecimento – Saúde, Humanidades, Exatas, Letras/Artes - e foram consideradas ainda as especificidades dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e dos cursos do campus de Vitória da Conquista, com o objetivo de explicar como a avaliação é feita pelo MEC e poder responder adequadamente aos instrumentos de análise propostos.
No processo avaliativo, o conceito preliminar de alguns cursos foi afetado devido ao desempenho obtido pelos graduandos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). No entanto, o conceito destes cursos foi revisto após a vista in loco do MEC, que promoveu o aumento das notas após observar as reais condições. Atento a isso, o pró-reitor de Graduação investiu na conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância do exame.
 “Desenvolvemos ações referentes ao ENADE atuando junto aos alunos para explicar o que é o exame e a sua necessidade como mecanismo para avaliar o crescimento que os alunos obtiveram durante a sua graduação, com avaliações realizadas no início e ao final do curso. Ao contrário do que alguns pensam, o ENADE não tem um caráter punitivo ou a função de criar um ranking entre as universidades. O intuito é avaliar o que deve ser aprimorado em cada situação”, observa o professor Penildon.
Em relação ao índice Geral de Curso (IGC), no qual a UFBA possui a nota 4, o pró-reitor afirma que “a UFBA tem todas as condições de obter o nível máximo na avaliação do MEC se nos esforçarmos para que os cursos estejam preparados para o processo avaliativo do Ministério, fazendo com que a avaliação possa refletir a realidade. Temos a compreensão de que a nossa universidade é ainda melhor do que está posto”.
O pró-reitor planeja para 2016 retomar os seminários sobre o processo avaliativo do MEC, desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento (SUPAD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), contribuindo para o desenvolvimento contínuo da universidade.
*crédito da foto: http://goo.gl/yMXHcz
Informações: Portal Ufba

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