30 de junho de 2014

Clima festivo e sucesso da Copa conquistam manchetes internacionais

"Brasil organiza um Mundial à sua maneira: desordenado e simpático, despreocupado e acolhedor", define jornal francês.
Durante meses, os atrasos e os problemas de organização da Copa do Mundo foram assunto de muitas reportagens no Brasil e no exterior. Existia no ar uma preocupação generalizada com as consequências dos atrasos, das obras não-concluídas. E os jornais estrangeiros eram especialmente ácidos nas críticas. Mas o fato é que, aos poucos, desde o início desse Mundial, isso tem mudado.
“A morte e os jogos". Era essa a manchete de capa da revista ‘Der Spiegel’, uma das mais respeitadas da Alemanha, no dia 12 de maio. Dentro, a reportagem destacava "o gol contra do Brasil" e afirmava que, justamente na terra do futebol, a Copa poderia ser um fiasco, com protestos, greves e tiroteios.
Duas semanas antes do início do Mundial, o ‘Wall Street Journal’, o jornal de maior circulação dos Estados Unidos, trazia a manchete: "Copa do Mundo: 12 estádios, um milhão de problemas".
Muitos problemas que antes eram previstos para a Copa do Mundo no Brasil não se confirmaram. Aos poucos, o tom crítico da imprensa internacional foi mudando, com reportagens que também retratam também o clima festivo desse Mundial.
Nos Estados Unidos, o jornal americano ‘The New York Times’ diz que, apesar de pequenos problemas, o torneio até agora foi um imenso sucesso.
No espanhol ‘El Pais’, a manchete admite: "Não era para tanto". O jornal destaca que, apesar da expectativa inicial ter sido ruim, os estádios e aeroportos estão funcionando e os protestos diminuíram assim que a bola começou a rolar.
A revista inglesa ‘The Economist’ também diz que as expectativas que eram baixas foram superadas. No blog da internet, a revista conclui que, no fim, o visitante estrangeiro vai levar do Brasil uma mistura de hospitalidade, futebol bonito e preços além da conta.
O ‘Le Monde’, um dos mais respeitados jornais da França, chama o sucesso da Copa de "milagre brasileiro" e afirma que “o Brasil organiza um Mundial à sua maneira: desordenado e simpático, despreocupado e acolhedor".
A última edição da revista alemã ‘Der Spiegel’ dá destaque para a animação da torcida e diz que os esperados protestos em massa até agora não aconteceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.