15 de abril de 2012

Prefeitura volta a colocar o nome do Estádio Municipal

Foto da fachada logo após a inauguração nos anos 90
       
                                                                                                    Foto: Zelito Leite
Nome do ex-prefeito volta a fachada do Estádio Municipal
É uma verdadeira novela o nome do Estádio de Serra Preta. Obra construída na Gestão de Zelito Leite (José Oliveira Leite), o Estádio recebeu o nome do próprio gestor. “Não foi uma decisão minha, foi uma homenagem que os desportistas fizeram na época”, justifica o ex-prefeito. 

Do ponto de vista jurídico, é inconstitucional nomear prédios e outras obras públicas com nomes de personalidades vivas - caracteriza promoção pessoal. Na Bahia é comum ferir a Lei. O falecido ACM colocou seu nome em avenidas, ruas, escolas, viadutos, rodoviária e tantos outros que fogem ao controle mental. Até mesmo o governador Jaques Wagner chegou a especular a mudança do Estádio da Fonte Nova para o nome de “Lulão”, o que provocou uma reação negativa na população de Salvador.

Deixando a Lei de lado, o nome do Estádio Municipal de Serra Preta sempre foi um incômodo para os prefeitos que assumiram o poder depois de Zelito. Antônio Carneiro aboliu o nome de José Oliveira Leite e manteve apenas “Estádio Municipal”. Já Adeil Figueredo, assim que assumiu a prefeitura, voltou a registar o nome do ex-prefeito na fachada principal do Estádio.  Sem nota oficial, depois que Zelito se colocou como pré-candidato, o nome do ex-prefeito foi coberto novamente com uma nova pintura na gestão de Adeil. 

Semana passada, o prefeito Adeil Figueredo inaugurou a arquibancada no Estádio, mas o nome de José Oliveira Leite não estampava a entrada do Estádio. Esta semana, o prefeito voltou atrás e ordenou a pintura do nome do ex-prefeito na fachada. Alguns analistas dizem que a pré-candidatura de Angélica pode ser um dos motivos, já que Zelito pode recuar de sua candidatura. Outros dizem que o grupo do prefeito torce para que a aliança entre o grupo de Antônio Carneiro e o grupo de Zelito, em torno do nome de Angélica, fracasse, surgindo possibilidade de novo agrupamento para disputa 2012. Ou seja, ainda é cedo para se declarar guerra ao adversário. O certo é que o povo é quem está pagando com as diversas pinturas na fachada do Estádio Municipal José Oliveira Leite.

Matérias Relacionadas:
Disputa para a Prefeitura Municipal já começou em Serra Preta
Campeonato Municipal voltou depois de muito tempo parado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.