“É terrível esta situação, passar a noite sentada no chão", contou Ana Claúdia
De 10 a 12 horas é a média de tempo que o cidadão espera para solicitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com o prazo de dois dias úteis para recebimento do documento.
Caso, o interessado opte solicitar a carteira profissional pelo agendamento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o período para recebimento do documento demora até dois meses.
O tempo de espera excede o que determina a Portaria nº 01/1997 do Ministério do Trabalho, segundo a qual o fornecimento da carteira, após solicitação, deve ser realizado no prazo mínimo de dois e máximo de 15 dias úteis.
Devido à demora para receber a CTPS, dezenas de cidadãos estão se dirigindo às duas agências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), que realizam o procedimento em dois dias, uma localizada na Estação de Trens da Calçada e a outra em Paripe.
Porém, a solicitação da emissão das carteiras nestas agências é considerada uma odisseia por quem tem que chegar ao local 10 horas antes do início do atendimento para não enfrentar a longa fila. Foi o caso de Ana Cláudia Alves Ferreira, 19, e Péricles Roberto, 29, que chegaram na Estação da Calçada às 22h30 da última quarta-feira para serem atendidos na quinta-feira, às 10h.
“É terrível esta situação, passar a noite sentada no chão, com vários sacizeiros tentando te assaltar, sem ter lugar para fazer xixi”, contou Ana Cláudia.
O motivo do casal ter ido na noite anterior ao atendimento foi porque na primeira tentativa, eles não conseguiram pegar uma das 60 senhas que são distribuídas diariamente, a partir das 7h, com o atendimento começando às 8h, além do fato de morarem distante da agência, no Bairro da Paz (Paralela).
Fonte: A Tarde
Matéria Relacionada:
SAC não consegue atender a demanda com qualidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.