14 de setembro de 2018

Ruas de Morro do Chapéu ganham novas denominações

Novas ruas homenageiam figuras importantes da história do município
Vereadores de Morro do Chapéu aprovaram Projeto de Lei que denomina ruas na sede do município. As novas ruas denominadas ficam localizadas nas imediações do Parque Nossa Senhora da Soledade, na Praça Camilo Calazans, e homenagearão figuras importantes da história do município, como Elder Oliveira Rocha (ex-vereador); Roque Santana de Araújo; Leonir Santos Barbosa (Quito); João Oliveira (João Coroá); Francisco Marques Rocha (Chinha); Antônio Barbosa dos Santos (Jacaré).

Serra Preta
Em vida, os ex-prefeitos Dozinho e Zelito têm homenagens em obras públicas
Muitos moradores do município de Serra Preta também cobram homenagens a seus moradores ilustres. A nomeação de ruas é muito importe para a história do município. É através de uma pequena placa na esquina que as novas gerações guardam na memória parte de seu povo. Porém, escolhas autoritárias podem trazer efeitos contrários.

A administração atual pretende avançar nesta questão. No Ponto de Serra Preta, o ex-vice prefeito Fidelis foi homenageado com o espaço de eventos Fidelis Araújo. No feriado do dia 07 de setembro, Clodoldo Ferreira de Souza, conhecido como Dozinho, também foi homenageado, em vida, com o nome da Avenida que dá acesso ao Bravo. O CRAS no distrito de Bravo recebeu o nome de José Ferreira, conhecido como Zeinho, servidor público, falecido em 2016 em acidente de trânsito.

No encontro dos serrapretenses em São Paulo, Vando Sodré cobrou do prefeito Aldinho a nomeação oficial do Beco de Mané da Esteira em Bravo. A família Duarte aguarda o projeto de Lei que possa garantir legalmente a Rua Enoque. Seu Enoque foi um dos maiores ferreiro do município. O bairro da Nova Descoberta também aguarda as nomeações de suas ruas. Os moradores reconhecem as ruas por letra do alfabeto. Na inauguração de calçamento em 2017, o vereador Magno lembrou da necessidade das homenagens.

Problemas

Moradores já se revoltaram nos anos 80 quando
o poder público mudou o nome da Rua do Norte
Evidente, que as homenagens devem levar em conta a relevância do morador para sua comunidade e a questão legal. A Lei 6454/1977 limita algumas nomeações, como atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava em todo território nacional.

Estádio leva o nome de ex-prefeito Zelito
Serra Preta, como em muitas cidades do Brasil, fizeram homenagens a moradores vivos. Durante a sua gestão, Zelito Leite foi contemplado com o nome do Estádio Municipal de Futebol, conhecido recentemente como o Zelitão. Zelito também tentou homenagear a jovem médica na época, Dr Stela, com o nome do Hospital Santo Antonio. Na gestão do prefeito Benedito, a via de acesso de Bravo ganhou o nome do atual Senador da República Otto Alencar. Agora, o prefeito Aldinho confirma a Avenida do Bravo com o nome do seu pai Clodoaldo de Souza. 

Nos anos 80, um episódio ficou bem marcante em Serra Preta sobre nomeações de rua. No distrito de Bravo, o poder público tentou mudar o nome da Rua do Norte para homenagear um membro da família Falcão. Os moradores não aceitaram e se rebelaram contra o ato administrativo. A placa foi retirada pelos moradores, que atacaram o agente público com pedras e paus.

Tentativas em vão foram feitas, mas o poder público não conseguiu mudar o nome de uma das ruas mais tradicionais do distrito. Ainda hoje, todos os moradores do Bravo só aceitam Rua do Norte. É esperado que o poder Executivo e o poder Legislativo de Serra Preta possam editar um projeto de Lei e contemplar novos ilustres moradores do município. 

LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.