4 de setembro de 2018

Baianos querem de volta meteorito de Bendengó

Uma réplica do meteorito está no Museu Geológico da Bahia
Yuri Pastori 
Um movimento baiano, criado por moradores dos municípios de Caldas de Cipó, Uauá, Canudos, Monte Santo e outras cidades da região,  pede o retorno para o sertão baiano do meteorito de Bendengó, descoberto em 1784 no território que hoje pertence à cidade de Monte Santo. Uma réplica do meteorito está no Museu Geológico da Bahia. 
A pedra foi levada em 1888 para o Rio de Janeiro por decisão do imperador Dom Pedro II e estava no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, que pegou fogo neste domingo, 2. A viagem para transportar a pedra foi uma grande operação de engenharia. O movimento de moradores tem o apoio do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.
“O movimento é histórico, inclusive foi uma luta do deputado Zezéu Ribeiro, já falecido. No entanto, no ano passado, a partir de discussões no plenário do Conselho Estadual de Cultura e mobilizações dos municípios envolvidos, fizemos um abaixo-assinado para o retorno da pedra e solicitamos uma audiência na Assembleia Legislativa para buscar novas alianças com os segmentos legislativos e da sociedade social. Agora com o incidente do Museu Nacional do Rio de Janeiro, vamos pedir de forma mais consistente”, diz o presidente do conselho, Emílio Tapioca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.