22 de junho de 2018

CGU emite nota de pesar pela morte do ex-governador baiano Waldir Pires


O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-governador Waldir Pires na manhã desta sexta-feira (22) em Salvador.
Waldir Pires foi o primeiro ministro da CGU em sua atual configuração. O político baiano atuou na pasta de 2003 a 2006 e ficou conhecido pela ampla estruturação promovida no órgão de controle interno do Governo Federal.
"Waldir Pires foi responsável por coordenar a atuação das estruturas de detecção e punição na CGU, em 2003, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), da Ouvidoria-Geral da União (OGU) e da Corregedoria-Geral da União (CRG). Os mecanismos de prevenção da corrupção ganharam maior dimensão e foram reunidos na então Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), criada no início de 2006", aponta a nota do órgão federal.
Durante a gestão do ex-ministro, a CGU implementou importantes políticas de controle da Administração Pública, bem como de prevenção e combate à corrupção. Destacam-se o Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, com auditorias dos recursos federais transferidos a estados e municípios; o programa de capacitação de cidadãos para atuarem no controle social, Olho Vivo no Dinheiro Público;  e o Portal da Transparência, ferramenta de prestação de contas governamental, lançada em 2004, reconhecida e premiada no Brasil e no exterior.
Em dezembro de 2003, em Mérida, México, Waldir Pires assinou, pelo Brasil, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, marcando, a partir dali, a presença do país nos fóruns internacionais sobre a matéria. Sob seu comando, a CGU foi responsável por organizar o IV Fórum Global de Combate à Corrupção, sediado em Brasília, em junho de 2005.
"A CGU presta condolências aos familiares do ex-ministro e agradece pelos relevantes serviços prestados", diz o ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.