1 de maio de 2018

SERRA PRETA: Cadê a ‘festa’ dos trabalhadores rurais?

Festa de 2015. Multidão sempre foi a marca do 1° de Maio em Serra Preta
 fotos: Raimundo Mascarenhas
Já faz um 'tempão' que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta não realiza o 1° de Maio no município. A festa que não era realizada desde 2009, teve uma boa edição em 2015 e parou. O atual presidente do sindicato e vice-prefeito (PCdoB), Braquistone Wagno,  não conseguiu manter a sequência anual do tradicional evento construído pelo ex-presidente sindical Ademir Sena.

O evento era passivo de críticas, é bem verdade, mas uma multidão sempre ocupava a Praça Dr. Liberalino Sales Gadelha, em frente à sede do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Serra Preta para prestigiar. Os camponeses e simpatizantes participavam de sorteio de prêmios, ouviam discursos políticos (inclusive de lideranças contrárias as lutas e aos direitos dos trabalhadores) e apresentação musical.
Sindicato conseguia mobilizar trabalhadores rurais em todo Município
Foto: Arquivo do blog
Era uma tarde de lazer e ‘showmício’ que se perderam durante o mandato da atual diretoria.  Mesmo com toda crítica, o movimento era o principal evento do município nessa data. Prefeitos, vereadores e outras lideranças batiam ponto e disputavam o palanque montado. O ex-governador Jaques Wagner, o secretário do governo Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, e o deputado Estadual Zé Neto já marcaram presenças. 

Conversando com Braquistone Wagno, dias atrás no clube do Bravolândia, o presidente disse que era intenção retornar com o evento, discutindo temas relevantes sobre a conjuntura atual. Tentamos contato com o dirigente, mas não obtemos sucesso para comentar sobre o assunto. Fonte extraoficial informou que o retorno do evento não foi possível por motivo de doença de uma das dirigentes sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.