2 de fevereiro de 2018

Museu da folia, Casa do Carnaval será inaugurada na segunda (5)

Local vai contar e relembrar detalhes históricos da festa

A Casa do Carnaval, primeiro museu sobre a folia, será inaugurada na segunda-feira (5), às 16h. O museu vai funcionar no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador. No imóvel funcionava antes a Casa do Fronstispício, mas foi restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para receber o museu. A prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões no projeto.
Com quatro pavimentos, o museu usa tecnologia e interatividade para contar a história do carnaval. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) será responsável por administrar o local, que terá curadoria de Gringo Cardia, que também foi responsável pelo projeto de implantação da Casa do Rio Vermelho.
A Casa terá maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas que fizeram parte da história da festa, além de fotos, documentos e dois cinemas onde os visitantes poderão aprender os ritmos da folia com ajuda de monitores. Várias projeções de vídeos também estão no acervo. Com fones de ouvido, os visitantes poderão criar seu próprio percurso particular no museu. Um livro com 11 textos obre a festa, organizado pelo professor da Ufba Paulo Miguez, também será disponibilizado.
No subsolo haverá uma área com conteúdo digital para pesquisa sobre o Carnaval. Já o terraço oferece aos visitantes uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos e receberá pequenos shows acústicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.