13 de junho de 2017

Tradicional Alvorada arrasta multidão na Festa de Santo Antônio em Bravo

Mais de 1500 pessoas acompanham a Alvorada de Santo Antonio
Foto: Alex Matos
Uma das festas religiosas mais badaladas da Bahia é o Trezenário de Santo Antônio no distrito de Bravo, 170 km de Salvador. A pregação começa na noite de 31 de maio e termina hoje (13) com a Santa Missa, que será celebrada pelo padre Gilmar de Assis ás 16h.

Este ano, o Trezenário de Santo Antônio contou com a presença do arcebispo da diocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, que chegou a pernoitar em Bravo. Segundo Alex Matos, que já foi presidente do evento, Dom Zanoni estava em compromissos em Roma, mas vem acompanhando os acontecimentos no Brasil. Matos escreveu em sua página de facebook, que o religioso “fez uma bela palestra na comunidade, combatendo o fascismo. O bispo repudiou vários acontecimentos no país tais como o preconceito, a tortura e as reformas do governo Temer no qual exclui os pobres”.

Serra Preta conta com um padre novo na paróquia e foi vítima de injúria racial e ameaças, através de áudio no Whatsapp. O triste episódio ganhou repercussão em todo o Brasil, com nota de solidariedade da Prefeitura Municipal de Serra Preta e da própria Diocese de Feira de Santana.

Arrastão da fé

Concentração dos fiéis começa na madrugada na frente da Igreja
Foto: Alex Matos
Um do ponto alto da festa religiosa é sem dúvida a alvorada. Os preparativos começam logo de madrugada com a concentração dos fieis e populares na frente da Igreja Santo Antônio. Em seguida, uma multidão percorre as principais ruas do distrito do Bravo, animada por uma charanga.

Este ano, a filarmônica Santa Cruz foi responsável por conduzir a multidão. A cada rua que passa, a Alvorada é ampliada por fiéis e também populares de outros credos que acompanham o evento. Alex Matos registrou também a participação da fanfarra municipal ainda em treinamento. 

Asista à Alvorada de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.