12 de maio de 2017

300 aguadas limpas e ampliadas em Serra Preta

Limpeza garante maior acúmulo de água
Místicas e lendas acompanham a lagoa do Peixe desde sua construção
Através das redes sociais, o prefeito Aldinho divulgou que ultrapassou as 300 aguadas limpas e ampliadas em Serra Preta. É um feito inédito, embora seja a primeira vez que a prefeitura divulga suas ações nesta área. O município, 150 km de Salvador, encontra-se em situação de emergência por causa da forte estiagem.

Além do trabalho com carros-pipas, a prefeitura aproveita o momento para limpar as aguadas e diversos espelhos d´águas. “O trabalho de limpeza e ampliação de aguadas tem sido umas das prioridades​ no município devido a situação de emergência por conta da seca. Garantir a limpeza dos tanques públicos e particulares na zona rural é uma das alternativas para armazenar a água com a chegada das chuvas”, escreveu o prefeito em sua página de facebook oficial.

Uma das limpezas mais comemoradas foi o açude da comunidade do Peixe. Segundo moradores, é uma aguada coletiva construída pelos escravos. Nosso blog esteve no local, constatou a limpeza e a mística que ronda a reserva de água. De fato, é uma lagoa importante. Mesmo com a forte seca, assim que foi limpa, brotou água do subsolo, elevando seu nível hídrico para mais de um metro. Com algumas pancadas de chuva na região do Peixe, considerável quantidade de água já se encontra armazenada.

Até o final da gestão, o prefeito Aldinho deseja construir um açude de grande porte na região de Burraco D´Água, uma das mais sofridas de Serra Preta. Não há previsão de chuva forte para os próximos dias. A temperatura em Serra Preta será a máxima de 36° e a mínima de 21°, segundo o Clima Tempo. 

Fotos: Facebook oficial do prefeito Aldinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.