9 de janeiro de 2017

Última homenagem a Mário Soares

Histórico dirigente socialista, Soares foi uma importante figura política na transição de Portugal à democracia, 
após o fim da ditadura, em 1974.
Os Presidentes do Brasil (Michel Temer), de Guiné-Bissau (José Mário Vaz) e de Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca) já anunciaram a sua presença nas cerimónias fúnebres de terça-feira, disse a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que substituiu o primeiro-ministro esta manhã na recepção ao corpo de Mário Soares no Mosteiro dos Jerónimos.
A lista das personalidades estrangeiras será mais tarde divulgada pelo Governo, disse Maria Manuel Leitão Marques, acrescentando que foram recebidas confirmações também dos representantes de alguns partidos europeus - como é o caso do PSOE.
Além do ministro das Relações Externas e da Cooperação de Espanha, estará presente também o ministro cubano da diplomacia. A que se juntarão o presidente do Parlamento Europeu, o presidente da Assembleia Nacional angolana, e o ex-presidente da Catalunha Artur Más.

MORTE

Mário Soares, ex-presidente de Portugal, morreu neste sábado (7) aos 92 anos, segundo afirmou à agência France Presse um porta-voz do hospital em que ele estava. Foi declarado luto oficial de três dias em todo o país.

De acordo com a Agência Lusa, Soares estava no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa. A agência EFE afirmou que ele estava internado desde 13 de dezembro. Ele chegou a ficar inconsciente e em cuidados intensivos durante três dias e, após experimentar uma melhora na saúde, chegou a sair da Univdade de Cuidados Intensivos (UCI).

Na noite de 24 de dezembro, porém, sua saúde piorou de forma súbita, e Soares voltou à UCI. Dois dias depois, caiu em um "coma profundo", de acordo com a EFE.

Informações: G1, Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.