12 de janeiro de 2017

Reforma no secretariado só vai ser anunciada semana que vem, diz Rui, no Bonfim

Rui Costa é acompanhado de baianas (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO )
Uma caminhada de quase cinco horas, com muitos acenos, cumprimentos, abraços e pausa para fotos, quase em um pré-anúncio de campanha para 2018. Assim foi o trajeto do governador Rui Costa durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira, 12. Mais preocupado em dar atenção ao público por onde passava, Rui não adiantou detalhes sobre a reforma administrativa estadual, que deve ser divulgada nos próximos dias “Só vou anunciar na quinta ou sexta-feira da semana que vem”, disse. 
Ainda na Igreja de Nossa Senhora da Conceição o governador falou sobre a importância da celebração. "A Festa do Bonfim é resumida no seu hino, no sentimento que arrepia a alma. Quem é baiano sabe que a lavagem significa a abertura do ano. A cada ano, o pedido para o Senhor do Bonfim é de paz, tranquilidade e prosperidade para o povo da Bahia", afirmou. 
Ainda sem definições claras sobre o jogo de cadeiras no secretariado estadual, a senadora Lídice da Mata (PSB), que acompanhou o governador durante todo o percurso até o Bonfim, falou sobre a futura participação do seu partido na estrutura estadual. “Pelo que senti no tom da conversa do governador e de pessoas ligadas a ele, serão apenas algumas mudanças. Há uma expectativa que o PSB se incorpore ao primeiro escalão do governo, convite que já existe desde de 2014. Sabemos entretanto que não dá para reivindicar o que queremos, mas sim discutir os espaços onde ainda é possível que a mudança aconteça”, pontuou. 
Durante a caminhada, a senadora também manifestou a vontade de compor a chapa majoritária em 2018, ao lado de Rui. “Sendo senadora, é obvio que eu tenho essa expectativa, afinal sou uma senadora correta, coerente com o programa de governo. A formação de uma chapa majoritária é uma engenharia política que também corresponde as necessidades do momento. Estou muito à vontade e tranquila, para construir o projeto junto ao governador”, completou.
Mudanças possíveis
Quem também fez quase todo o percurso bem próximo ao governador foi o secretario estadual do Meio Ambiente Eugênio Spengler, um dos nomes cotados à substituição. “Trata-se de uma decisão do governador, pois ele que tem a legitimidade de formar o governo dele. Tenho despachado normalmente com ele e ainda não sei de nada. Estou há sete anos no cargo. Há um processo de cansaço e desgaste que é normal. Se ele entender que tem que mudar, com muita naturalidade vou entregar o cargo. Se ele pedir para ficar, vamos conversar”. 
Outra secretaria que deve ter mudanças é a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), atualmente comandada pelo secretário Álvaro Gomes, que também acompanhou Rui Costa durante o cortejo até o Bonfim. “Eu não tive nenhuma conversa sobre o tema com o governador e ainda não tenho nenhuma informação. Continuo desenvolvendo minhas atividades como se estivesse no meu primeiro dia. São várias as questões que vamos a implementar agora em 2017, como o Portal do Trabalhador Autônomo, por exemplo”.  Na especulação da reorganização das cadeiras, é a atual secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Olívia Santana, que deve assumir a Setre.
Ao lado do governador durante os oito quilômetros de percurso até a Igreja do Bonfim ainda estavam o secretário estadual Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, que também espera definições sobre a mini reforma, além do deputado federal Nelson Pelegrino (PT). Este último principalmente estava bastante confortável durante todo o trajeto, cumprimentando a todos por onde passava.
Indecisão na Assembleia
O deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) e o vice-governador e secretário estadual de Planejamento João Leão participaram do culto ecumênico que dá início ao cortejo da Lavagem do Bonfim, mas não foram até o final do percurso. Sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, que Nilo vai concorrer ao cargo pela sexta vez, o governador Rui Costa avalia que é possível manter a classe unida mesmo após a dura disputa pela Mesa Diretora. “Acredito que vai dar sim. A disputa no parlamento é natural. É uma casa de iguais e pensamentos diferentes”. Ao ser perguntado se iria interferir no processo de escolha, o governador respondeu apenas que a palavra de ordem é “conversar, conversar e conversar”.
Sobre a disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), Costa disse ainda que não vai se meter. “Os prefeitos vão decidir”. Os partidos que estão competindo pelo cargo, no entanto, fazem parte da bancada de apoio ao governador. Os candidatos são Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, e , Luciano Pinheiro (PDT), prefeito de Euclides da Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.