8 de janeiro de 2017

Pior período de seca desde 1910, segundo Fundação

A aposentada Maria Izabel Pereira, 65, sofre com falta d´água em Morrinhos, na zona rural de Feira de Santana (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
Para muito sertanejo, é a pior seca em muito tempo. A conclusão dos meteorologistas ajuda a entender: é o quinto ano consecutivo no Nordeste. Entre os municípios baianos, 43 enfrentam a seca há pelo menos cinco anos. Em outros, até 100% da população foi afetada. Não se amargurava uma seca de tanto tempo assim desde o ciclo de 1979 a 1983, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que é uma das responsáveis pelo Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). E, realmente, é o pior período de seca prolongada desde 1910.
“Esta última foi pior do que a anterior porque choveu menos, mas, quanto a impactos relativos à população, a gente crê que foi um pouco menos. Claro que tem um impacto econômico profundo com perdas agrícolas e diminuição do rebanho, mas, como há políticas e obras estruturantes, esse impacto foi um pouco menos grave”, afirma o supervisor do núcleo de meteorologia da Funceme, Raul Fritz.
Serra Preta

Arquivo do blog
Serra Preta é um município “invisível” para este problema, embora esteja no coração do semiárido baiano. Na última temporada de seca, nosso blog fez apelo para a Prefeitura Municipal decretar Situação de Emergência. Conversando com alguns moradores da Zona Rural, a seca já ameaça atualmente o rebanho desde dezembro de 2016. Plantações não existem mais e o alimento para o gado só cortando mandacaru.
Ainda existem poucas reservas de água em Serra Preta. Na região do Morro do Curral, o solo é uma verdadeira fornalha.  Na Lagoa da Caiçara, a seca também castiga. E como em muitas regiões do município, as comunidades não contam com abastecimento de água da Embasa. Certamente, o novo prefeito Aldinho deve decretar 'situação de emergência', caso não aconteça precipitação pluviométrica nestes últimos 10 dias. Além disso, o poder público precisa estruturar um plantão de atendimento aos que mais sofrem com a seca. 

Matéria Relacionada
Vídeo da seca de 2012 em Serra Preta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.