21 de maio de 2016

Fone de ouvido inteligente promete tradução em tempo real

Andrew Ochoa é o empreendedor por trás do Waverly Labs, startup responsável pela criação do "Pilot", uma fone de ouvido sem fio que promete tradução de idiomas em tempo real. Em resumo, um hardware para algo que a Microsoft lançou oficialmente neste ano, o Skype Translator.
Em um vídeo de divulgação (assista abaixo), Ochoa diz que a ideia para o Pilot veio depois que ele se apaixonou por uma mulher francesa. 
No entanto, a imprensa internacional tem se mostrado um tanto cética em relação a criação “romântica” de Ochoa. Há a promessa de que o gadget seja lançado na plataforma definanciamento coletivo Indiegogo, onde interessados poderão realizar a pré-compra do Pilot por a partir de 90 libras. Segundo o jornal Mirror, os primeiros fones de ouvido conseguirão traduzir o inglês, espanhol, francês e italiano. A expectativa é que a campanha inicie no dia 25 de maio.
Ochoa não deu muitos detalhes de como a tecnologia da Waverly Labs funciona, mostrando apenas que os fones precisam se emparelhar com um smartphone, que aparentemente envia as frases de uma conversa para um serviço de tradução e depois as retorna para o fone de ouvido.
Em entrevista ao jornalista Paul Armstrong, da Forbes, Ochoa diz que não se trata de um hoax ou um golpe da Internet. "Nós somos uma startup de tecnologia de Nova York, uma equipe de seis, nós não queremos enganar ninguém. Gastamos cerca de 18 meses provando que poderíamos construir antes de anunciarmos qualquer informação ou material promocional que gerasse interesse", defendeu-se.
Indagado sobre como uma equipe de seis pessoas conseguiu criar algo que parece milagroso em cerca de um décimo de tempo do que a equipe do Skype levou para desenvolver tecnologia semelhante, Ochoa resumiu: "O Pilot está usando modelos padrão de tradução de discurso, você tem três grandes tecnologias trabalhando o reconhecimento de discurso, tradução por máquina e síntese de voz. Nós estamos as remodelando e combinando-as com tecnologia vestível para criar este novo paradigma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.