14 de janeiro de 2016

Prefeita de Nova Redenção fecha Casa dos Estudantes na capital e revolta moradores

foto5
Estudantes pedem atenção e responsabilidade da prefeitura de Nova Redenção
 | FOTO: Divulgação/Facebook |

A situação constrangedora que vive os estudantes universitários do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, chegou ao ápice esta semana quando uma notificação extrajudicial para desocupação do imóvel foi recebida pelos ocupantes da Casa dos Estudantes, mantida pela prefeitura na capital. A notificação foi entregue nesta terça-feira (12) pela proprietária que alugava a residência à prefeitura, atualmente administrada por Ana Guadalupe Azevedo (PSD). Segundo os internos da casa que forma a Associação Redençoense de Estudantes (ARE), o prazo que foi dado para os estudantes desocuparem o imóvel é até o dia 20 de janeiro.
Em contato com o Jornal da Chapada, a direção da ARE aponta que a comunicação judicial indica que a prefeita segue para fazer cumprir a decisão de fechar as portas da Casa dos Estudantes de Nova Redenção, mesmo depois de tantas tentativas de diálogo, documentos levantados, mobilizações e manifestações de pais, mães e demais cidadãos favoráveis à manutenção da residência na capital. “Sem nenhum diálogo ou assistência o encaminhamento é acabar com a Casa de Estudantes e a gente que se resolva para encontrar um amigo solidário para nos abrigar ou voltar para Nova Redenção e abandonar todos os sonhos e os anos de esforço que tivemos para finalmente entrar no ensino superior”, diz um dos moradores da casa em Salvador.
Ainda conforme o estudante, o momento é de cobrar responsabilidade da prefeitura com os moradores e com todos dos familiares dos ocupantes da casa. “O direito de morar na Casa de Estudantes foi fruto de muita luta ao longo dos anos e é dessa gestão da prefeitura, assim como foi de outras gestões anteriores, a responsabilidade de garantir a nossa permanência na casa até concluirmos a graduação. A prefeitura criou em nós e em nossas famílias expectativa e, por isso, tem o dever de cumprir com esse direito adquirido pelo povo redençoense durante esses 17 anos de história de Casa de Estudantes”, desabafa o estudante.
Vereadores protestam
foto56
Os vereadores de Nova Redenção são contra o fechamento da Casa dos Estudantes
 | FOTO: Divulgação |
 |Os vereadores do município de Nova Redenção Ariston Teles (PT), Wherbiston dos Anjos (PP), conhecido como Tom da Topic, e a professora Márcia Benevides (PT) estão indignados com a atitude da prefeita Ana Guadalupe.
“Como se não bastassem os dados estarrecedores da situação da educação na sede e zona rural do município, que não vem ao caso comentar agora, é lamentável tal episódio. Em todo este tempo a ARE buscou saídas por meio do diálogo apelando para as autoridades que ajudassem a encontrar alternativas para que os estudantes não sofressem prejuízos com o despejo. Foram realizadas algumas manifestações pacíficas, várias tentativas de diálogo com a prefeita sem obter êxito”, declara o edil Tom da Topic, em seu perfil no Facebook.

Ainda de acordo com o Tom, os estudantes terão o apoio dos vereadores e que junto com os outros edis tomarão as providências. “[A intenção é] evitar o bloqueio dos sonhos, causado pelo que consideramos um ato de descomprometimento por parte de uma gestora irresponsável e insensível”, completa o vereador, nas redes, já que a Câmara de Vereadores de Nova Redenção está em recesso.
O edil petista Ariston Teles também se manifestou via redes sociais e acusou a gestora do PSD de agir com autoritarismo. “Essa Guadalupe tem todas as característica de uma filha da ditadura militar que não dialoga, sua ordem não pode ser questionada, não enxerga um palmo diante do seu umbigo, pois não vê as necessidades do próximo. Companheiros e companheiras da ARE, vamos buscar nossos direitos através de medida judicial, pois se depender da boa vontade de quem só sabe fazer maldade, a Casa dos Estudantes servirá só de lembranças para nós e para as próximas gerações”, diz o vereador. Confira aqui a ordem extrajudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.