15 de dezembro de 2015

Serra Preta realizou mais uma edição da Capina do Monte

Mesmo com dificuldades, moradores mantêm viva a tradicão
Seca muda cenário da festa. Ao fundo, cidade de Serra Preta
15 de dezembro é dia de subir o monte. Mas não subir de qualquer forma, é subir capinando a estrada que dá acesso a um dos pontos mais alto de Serra Preta. A Capina do Monte é uma festa bicentenária comemorada todos os anos no município de Serra Preta, 148 km de Salvador. Trabalhadores rurais capinam a via de acesso a uma capela no alto do monte em ato profano e de fé. 

O sincretismo é marcado através das rezas, cantorias, samba de roda e regado a uma boa bebida local. Os participantes pedem por muita saúde e um próximo ano de fartura. A festa já é tradicional, ultrapassando os 200 anos de edição. Na verdade, não há registro da data de origem. A tradição é passada de forma oral e o distanciamento temporal provocou perda na memória dos que lutam para manter a tradição. Por outro lado, a falta de uma data de origem não é tão ruim assim, construíndo um imaginário místico e lendário em torno da Capina do Monte.

O documento oficial data a origem da cidade de Serra Preta em 15 de agosto de 1722. É um dos centros urbanos mais tradicionais da Bahia. Como muitos afirmam que a Capina do Monte acompanha a própria origem da cidade, é possível ter uma base da importância histórica do evento. Porém, moradores reclamam do pouco investimento que a Campina do Monte recebe, principalmente do poder público. O número de participantes tem caído muito. Este ano, assolado pela seca que o semiárido atravessa, poucos se arriscaram em realizar o sacrifício de vencer a íngreme montanha.

Fotos: Facebook de Alex Matos

Matéria Relacionada
Serra Preta precisa ser resgatada



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.