3 de julho de 2015

Morre o professor e antropólogo Roberto Albergaria

Albergaria era especializado na área da antropologia do cotidiano, urbana e histórica - Foto: Fernando Amorim | Ag. A TARDE
Bruno Porciuncula
O antropólogo, professor e comentarista de rádio, Roberto Albergaria de Oliveira, morreu no início da tarde desta sexta-feira, 3. Ele tinha 63 anos e era formado em história pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), comentarista da Rádio Metrópole, membro do Departamento de Antropologia e Etnologia da Ufba, além de articulista do Jornal A TARDE. A causa da morte e o horário do sepultamento ainda não foram divulgados. 
O reitor da Ufba, João Carlos Sales, conviveu com Albergaria na faculdade, e lamentou a perda. "Foi, sem dúvida, um intelectual destacado na nossa sociedade, com posições fortes e polêmicas, mas bem amparadas, que nos levavam a refletir", afirmou.
"Albergaria era a inteligência mais viva, criativa e provocativa da Bahia", disse Luiz Mott, colega do antropólogo por 30 anos no Departamento de Antropologia e Etnologia da Ufba. Mott, que foi o responsável pela revalidação da tese de doutorado feita por Albergaria na França, lamentou que ele tenha escrito pouco, participando mais de programas de rádio e entrevistas para a televisão. "Irreverente, anarquista, defensor da alegria e da liberdade, Albergaria ficará indelevelmente presente no imaginário e na história da Bahia", afirmou.
O professor Carlos Caroso conhecia Albergaria desde os 15 anos, quando foram colegas no Colégio Central, e voltaram a se encontrar nos anos 80, no Departamento de Antropologia e Etnologia da Ufba. "Ele foi uma daquelas pessoas únicas, que nos desafiam a compreender a natureza humana. Acredito que tenha sido um dos intelectuais mais sérios e refinados de nossa geração", disse, ainda abalado com a perda do amigo. Caroso lembrou que, na última conversa que tiveram, por telefone, Albergaria deixou transparecer o desinteresse de continuar a viver. "Mesmo assim, veio como surpresa telefonema esta manhã que informava a gravidade de sua situação e confirmação de seu falecimento. A morte o encontrou em casa, só, como sempre viveu e se escondeu de todos para deixar o personagem livre", completou.
Memória
Nascido em Cachoeira, Roberto Albergaria de Oliveira se formou em história na Ufba em 1974, após abandonar a faculdade de direito da Ufba em 1969. Era professor associado da Ufba e seu trabalho se concentrava na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia do Cotidiano, Urbana e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, carnaval, sociabilidade, simbolismo e baianidade.
Ao longo da vida, Albergaria publicou artigos no jornal A TARDE e participou de diversos especiais como o Carnaval do Papão, especial que mostrava um olhar irreverente sobre a folia baiana, e o Consciência Negra, na edição Qual é a sua cor? A vida em um mundo racista, de 2003.
Albergaria participava, há 15 anos, de programas da Rádio Metrópole, onde comentava assuntos do cotidiano.
Metro 1 posta vídeo em homenagem ao professsor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.