20 de junho de 2015

Comissão Educacional visita o projeto Âncora

Professores de Madre de Deus e o gestor municipal são recebidos no projeto Âncora
Representantes do município de Madre de Deus, Zona Metropolitana de Salvador, visitaram o Projeto Âncora em São Paulo com o objetivo de trocar experiências pedagógicas. Professores, Coordenadores e o prefeito Jeferson Andrade analisaram, durante toda terça-feira (16), a proposta ousada do projeto Âncora.

O projeto paulista é conduzido pelo professor português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte em Portugal. O projeto Âncora é pautado em princípios humanistas que norteiam o método ousado de substituição da velha sala de aula. Para Pacheco, a sala escraviza professores e alunos. Para romper com o paradigma da escola atual, é preciso o professor transformar a própria prática de anos. “Não é fácil, não tem fórmula pronta, mas é necessário para superar a desigualdade educacional entre o Brasil que aprende e o Brasil dos analfabetos”, ensina o professor.

Durante a visita ao projeto Âncora, os visitantes de Madre de Deus avaliaram citicamente a ideia de estudo integral, baseado em projetos, oficinas e ações democráticas. O projeto é desenvolvido com base em roteiros de estudo, e não por apostilas ou livros didáticos. Todos os dias, ao chegarem, os estudantes se encontram com o tutor, com quem elaboram o planejamento das atividades que irão realizar ao longo do dia, assim como quais horários vão destinar às disciplinas e quais serão os momentos de brincar, andar de skate, conversar com os amigos ou mesmo descansar.

Madre de Deus pode se tornar o primeiro município baiano a seguir à experiência de romper com a sala de aula tradicional e apostar em novos modelos de aprendizagem. Mesmo com apenas sete escolas, o município não avança em índice de qualidade e satisfação da comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.