16 de julho de 2014

PF realiza ação para desmontar esquema de fraude no IRPF

Imagem: Internet

A Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal cumprem dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 16, em Salvador. A ação faz parte da operação "Recibos Falsos", que tem o objetivo de combater esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física.

Os mandados são cumpridos na casa e escritrório de um contador. A intenção é coletar provas contra o mentor do esquema. De acordo com a Receita Federal, foi detectada a inclusão de falsas despesas médicas, odontológicas e de instrução em mais de duas mil declarações a partir de 2008. Os contribuintes beneficiados contrataram o mesmo contador para burlar a fiscalização.

Os contribuintes chegaram a apresentar recibos e notas-fiscais eletrônicas falsas que foram produzidas pelo contador. A Receita Federal calcula que o esquema provocou prejuízo de R$ 5 milhões.

Os contribuintes envolvidos serão notificados pela Receita Federal. Antes disso, eles podem corrigir as informações por meio de declarações retificadoras e pagamento das diferenças devidas. Quem não realizar o procedimento pode ser multado em até 150% o valor do imposto sonegado. Eles também podem ser processados por crime contra a ordem tributária.

Já o contador deve responder a processo criminal e sofrer representação junto ao conselho de classe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.