18 de julho de 2014

Construções centenárias em Rio de Contas recebem intervenções de R$ 2,5 milhões do IPHAN

O município baiano guarda as maiores riquezas da Chapada Diamantina em termos de história e cultura
O terceiro conjunto arquitetônico mais importante da Bahia, localizado no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, passa por intervenções promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que envolvem recursos de R$ 2,5 milhões. O programa de restauração que o Instituto desenvolve, em parceria com a Prefeitura Municipal, atingirá toda a área tombada. Dentre as construções centenárias, estão o Teatro São Carlos e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, que passam por obras de restauro e propiciará a preservação de todo o patrimônio artístico neles existentes.

Rio de Contas está situado ao sul da região da Chapada Diamantina, distante 736 km da capital do estado, Salvador. As ações de fiscalização e orientação das intervenções nas obras protegidas do IPHAN tem feito da cidade um cartão postal do patrimônio histórico brasileiro. "No município, as praças e ruas ainda apresentam o traçado antigo, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas, o que justifica as obras feitas pelo IPHAN em todo o acervo monumental”, explica o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim. Rio de Contas é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira.

Para executar as ações de gestão e preservação dos bens culturais, sob sua responsabilidade, o IPHAN na Bahia conta com um escritório técnico em Rio de Contas, que responde também pelo conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê e atende às solicitações de outros 50 municípios.

Conjunto arquitetônico colonial

Primeira cidade planejada do Brasil, além das belezas naturais, como cachoeiras, rios, riachos e formações rochosas, possui o mais bem preservado conjunto arquitetônico, com mais de 400 casarões tombados. Monumentos do século XVII fazem parte do cenário, dentre eles: o Teatro São Carlos - um dos três mais antigos do Brasil e o mais antigo do interior baiano; Antiga Casa de Câmara e Cadeia - a mais temida prisão do sertão baiano que ainda tem o brasão do império na fachada principal e no pavimento térreo a cela das prisões;  Casa à Rua Barão de Macaúbas; Igreja Santana - construída por escravos durante a segunda metade do século XIX; Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento - é o templo mais importante da Chapada em termos artístico, considerado o melhor exemplar de arquitetura religiosa em todo o sertão baiano, com uma forte influência barroca; Orquestra Filarmônica Lira dos Artistas; Casa que pertenceu ao Coronel Carlos Souto - exemplo máximo da arquitetura da época do ouro; Mercado Público Municipal; Casa onde nasceu Abílio Cesar Borges, "O Barão de Macaúbas"; Clube Rio-contense  - local onde eram realizadas festas somente para os brancos; Antiga Prefeitura do município; Casa de Fundição - onde o ouro era derretido e transformado em barras, hoje funciona as instalações da atual prefeitura municipal.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento



Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada em termos artístico. Há um harmonioso conjunto de prédios antigos, que o compõem, destacando-se a antiga Casa de Câmara e Cadeia - atual Fórum. Segundo alguns autores, a Matriz do Santíssimo Sacramento é o mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano, construída na segunda metade do século XVIII. No ano passado, o IPHAN na Bahia concluiu as obras de restauro nos seus bens artísticos (móveis e integrados). Agora, se propõe a execução de serviços na sua estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela mór, sacristias laterais e arco cruzeiro.

Teatro São Carlos

 
O Teatro São Carlos encontra-se atualmente entre os 10 mais antigos do Brasil, sendo o mais antigo da Bahia, cuja inauguração data de 1892. Ao longo dos seus 122 anos foi palco de inúmeras apresentações, tanto por grupos locais como produções vindas de outras partes do país. Apesar de continuar a ser utilizado, o teatro carece de uma ampla reforma com o intuito de fornecer aos usuários o máximo conforto. O Teatro São Carlos funcionará como um espaço cultural, onde serão desenvolvidas ações e atividades de cunho educacional e cultural, voltadas à comunidade.

Fotos de Sayonara Trindade – Chefe do Escritório do IPHAN em Rio de Contas

Fonte: Ascom-IPHAN-BA


Matéria Relacionada
Serra Preta precisa ser resgatada
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.