11 de abril de 2014

Premiação de vencedores da Olimpíada Brasileira de Física acontece na Reitoria

Professor da USP palestrará sobre luz síncrotron

 A partir das 13h30 desta sexta-feira (11/04), acontece a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela.  Cerca de 150 estudantes do Ensino Médio e das duas últimas séries do Ensino Fundamental receberão medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa conquistadas na OBF 2013, e seus professores serão homenageados. 

Na ocasião, o professor  do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS), Antonio José Roque da Silva, profere a palestra “Luz síncrotron, o LNLS, e o Sirius, o novo acelerador brasileiro”.   

A OBF

A Olimpíada Brasileira de Física é um projeto da Sociedade Brasileira de Física para estudantes do Ensino Médio e Fundamental que conta com o apoio do CNPq.  Na Bahia, a OBF é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as demais universidades públicas do estado - UNEB, UEFS, UESB, UESC, Univasf, UFRB, UFOB e IFBA.

A competição que foi criada em 1999, ocorre em três fases, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A Bahia tem tido grande participação, não só em relação ao número de escolas e estudantes, como de classificados para as etapas finais. Em 2013, os estudantes baianos conquistaram, na premiação nacional, medalhas e menções honrosas, além de se classificarem para as seletivas para a formação das equipes brasileiras nas Olimpíadas Internacionais de Física.

Participaram da primeira fase da OBF2013 mais de 9 mil estudantes baianos, em 90 municípios. Para a segunda fase foram classificados cerca de 3 mil baianos e, para a terceira fase, de 3 mil alunos no Brasil houve 189 classificados da Bahia. A OBF, que realiza provas teóricas e experimentais, tem dentre seus objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física e pela Ciência em geral; proporcionar desafios aos estudantes; e aproximar a Universidade do Ensino Médio e Fundamental.

A OBF seleciona e prepara equipes para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que nosso País se destaca conquistando o primeiro lugar há vários anos e tem o maior número de medalhas. Quanto à International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo, graças à seleção e preparação pela OBF o Brasil tem melhorado o desempenho a cada ano, conquistando medalhas inclusive de ouro em 2011.

O resultado final da OBF2013 e mais informações podem ser obtidas com a Profa. Maria das Graças Martins no Instituto de Física da UFBA (mgracaobf@ufba.br), na página www.obfba.fis.ufba.br ou no site nacional da OBF,  www.obf.org.br .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.