6 de abril de 2014

Encontro debate fortalecimento da comunicação na Bacia do Jacuípe

http://ascombahia.com.br/site/wp-content/uploads/2014/04/fotointernanovo.jpg
O encontro foi organizado pela deputa estadual Neusa Cadore
 Durante o encontro foram apresentadas as demandas de formação na área e apresentadas diversas experiências desenvolvidas na região, a partir da articulação dos GTs de Cultura e de Comunicação. Entre os exemplos lembrados estão sites, blogs e rádios, além do Ponto de Cultura Pensar Filmes, que já qualificou cerca de 60 pessoas em produção audiovisual.

O Pró-Reitor de Graduação, prof. Marcius Gomes, explicou que a Universidade vive um momento de organização da sua política de expansão e estruturação interna. Ele falou do plano da instituição de abrir novos cursos, mas disse que a grande preocupação é com a qualidade. “Não podemos neste momento dar uma resposta, mas sempre recebemos com muita alegria as demandas legítimas que surgem da própria comunidade”, ressaltou. Quanto ao curso de Comunicação ele disse ainda que, além de um projeto, é preciso fazer uma avaliação técnica, acadêmica e financeira para saber as condições da Uneb.

O prefeito de Quixabeira e presidente do Consórcio Público da Bacia do Jacuípe, Eliezer Costa, destacou sua preocupação com a juventude, que a partir dos últimos anos foi motivada a estudar, mas não encontra oportunidade. Já a deputada Neusa Cadore lembrou que durante 60 anos a Bahia contou com apenas uma universidade federal, por isso o estado ainda possui um déficit alarmante de vagas em relação ao resto do país. A parlamentar afirmou que não se pode pensar em desenvolvimento do semiárido sem educação superior e defendeu uma maior mobilização política junto aos deputados federais e senadores no intuito de conseguir canalizar recursos para o fortalecimento Universidade.

 Encaminhamento – Como resultado da reunião ficou decidido que o grupo vai constituir um comitê de trabalho para dar continuidade ao diálogo e fazer articulação junto a Uneb e aos parceiros políticos. Também foi aberta a possibilidade de oferta de cursos na área de comunicação através do Polo da Universidade Aberta da Bacia do Jacuípe.

A reunião contou ainda com a presença do diretor do Campus XIV, prof. Deijair, Ferreira; do presidente do Conselho de Desenvolvimento da Bacia do Jacuípe, Carlos Alberto; do prefeito de Ipirá Ademildo Almeida; da secretária de Educação de Ipirá, Ramistela Santana; da representante da Secretaria Estadual de Comunicação, Maíra Miranda, do representante do GT de Cultura, Vandelson Gonçalves; do representante do GT de Comunicação, Jorge Henrique.

Ascom Neusa Cadore
Lourivânia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.