29 de março de 2014

Estudante da Ufba é assassinado em frente a residência universitária

Segundo a PM, informações preliminares apontam que estudante de 21 anos reagiu a um assalto

Louise Lobato (louise.lobato@redebahia.com.br

Charles tinha 21 anos e estudava Veterinária
na Ufba (Foto: Reprodução/Facebook)
Um estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (28), em frente à residência universitária da instituição localizada na avenida Anita Garibaldi. O crime aconteceu por volta das 21h30, quando o rapaz foi baleado por dois homens, que fugiram no Celta prata da vítima. De acordo com informações da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação), o jovem foi identificado como Charles Müller Silva dos Santos, 21 anos, natural do município de Brumado, localizado a 555 quilômetros de Salvador.
Informações preliminares apontam que o estudante foi morto ao reagir a um assalto na frente da Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima. Ele não morava no local, e sim em um condomínio localizado na avenida Garibaldi.  

Em entrevista ao Correio24horas por telefone, um estudante da Ufba que preferiu não se identificar disse que estava no local quando aconteceu o fato. 

Segundo o rapaz, Charles estava esperando a namorada, que morava na residência, quando foi abordado por dois homens que tinham acabado de descer de um táxi.  

Eles pediram o carro do universitário, que se recusou a passar as chaves do Celta. Em seguida, a dupla atirou na cabeça de Charles, tirou ele do interior do veículo e fugiu com o carro. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Um outro estudante da Ufba que também testemunhou o fato disse que estava subindo a ladeira onde o crime aconteceu quando viu dois homens atravessando a rua na direção do carro de Charles, um Celta prata. Eles teriam esmurrado a vítima, momento no qual o estudante que presenciou o fato saiu correndo.
Ainda de acordo com o estudante, o local não estava deserto no momento do crime. "Estava cheio de gente voltando das aulas, saindo do portão de Física e subindo as escadas. Na hora da confusão, todo mundo se jogou na ribanceira, desesperados para se abaixar ao ouvir o som seco do tiro", relatou o jovem. "Demos a volta tremendo e subimos pelo viaduto bem rápido, sem saber direito ainda o que tinha acontecido de verdade".  

Uma amiga e vizinha de Charles que preferiu não se identificar disse estar chocada com o acontecido. "Ele era uma pessoa ótima, um excelente aluno, e estava perto de concluir o curso. Morava em Salvador, mas não tinha família aqui, porque os pais deles são de Brumado", disse a moça. 

Crime aconteceu em frente a residência da Ufba (Foto: Juliano Marques)
"Um professor da Ufba entrou em contato com eles e informou o que aconteceu. Eles estão vindo para Salvador, mas a viagem é longa", comentou. Charles era filho único e morava sozinho na capital soteropolitana enquanto cursava Veterinária. "Ele saiu hoje de noite com o carro para encontrar com uma menina com quem ia sair, lá na residência da Ufba. Ele estava parado na porta para esperar quando foi abordado - era um assalto. Não sei dizer se ele reagiu, como algumas pessoas estão falando, mas infelizmente ele foi atingido na cabeça e acabou morrendo", lamentou a jovem. 

Estudantes organizam manifestação e comentam insegurança no local

"As queixas sobre a segurança de lá não são de hoje. Já tinham sido feitas solicitações para que a Ufba aumentasse a segurança da residência", continuou a amiga de Charles. 

"Conheço duas pessoas que já se mudaram de lá por questões de segurança mesmo. É comum acontecerem furtos perto de lá também. Uma vez, um amigo meu que mora lá estava dormindo e acordou com um assaltante dentro do quarto dele".  

Os moradores da  Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima se reuniram depois do crime para discutir estas questões. Revoltados com o fato, diversos estudantes da Ufba já se organizam para realizarem uma manifestação neste sábado (29).  

O protesto está marcado para às 9h30, saindo do local do crime na direção da avenida Garibaldi. A Polícia Militar realiza buscas pelos criminosos na região. O corpo do universitário foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica, onde deve passar por perícia antes de ser liberado para o sepultamento. Não há mais informações sobre os autores e circunstâncias do crime, que será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Policiais militares cercaram local onde crime aconteceu (Foto: Juliano Marques)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.