25 de março de 2014

Cultura Popular de luto: Morre Chico de Ventura

"Perdemos Chico Ventura, dedicou sua vida inteira em prol da cultura popular regional. Viverá eternamente em nossa memória!", Deni Santana.
Foto: VALEU CHICO  DE VENTURA!
A arte perde Chico de Ventura! A nossa cultura fica mais pobre ao perder Chico de Ventura, sempre preservou as raízes , seja no Samba, no rezado, no Bumba meu Boi, no Enterro do Ano, nas chulas, na música. Com Chico não existia o termo eu não sei fazer, procurava fazer e saia tudo de forma tão natural. Nossos sentimentos a toda a sua família, que Deus dê a todos sabedoria para conviver este momento de dificuldades. A morte é a certeza de todos!
Deni Santana e Chico de Ventura. Foto postada pelo compositor Deni na rede social
Morreu no distrito de Bravo, município de Serra Preta, 148 km de Salvador, o artista popular Chico de Ventura. O artista morreu nesta terça-feira, 25, por volta das 11h, vítima de um infarto. Ventura é muito conhecido na Bacia do Jacuípe e se destacou como repentista, sambador, projetista e comunicador popular. Seu nome ficou imortalizado numa canção do compositor Deni Santana onde faz referência diretamente.

Um eterno lutador

Chico de Ventura dedicou boa parte de sua vida ao distrito de Bravo. Na década de 60, foi um dos organizadores da “virada do ano” nesta localidade, onde implementou o “enterro do ano” e o bumba-meu-boi todo dia 01 de janeiro. Repentista, já se apresentou com diversos artistas baianos em bares e praças livres do Estado. Junto com Bule-Bule e outros repentistas, Chico de Ventura mantinha vivo a cultura popular, principalmente nas décadas de 70 e 80.

Como artista polivalente, Ventura sempre teve uma oficina em sua casa, onde projetava engenhocas criativas. Durante os anos 90, comum era diversos cata-ventos espalhados por Serra Preta com o objetivo de aproveitar a energia eólica. Ventura também projetava e construía o bumba-meu-boi em sua oficina. De tudo Chico fazia um pouco. De eletricista a pedreiro era possível encontrar o dedo do artista. O projeto mais famoso, deste período, talvez seja a construção de um trio elétrico feito de madeira, que fora utilizado na campanha eleitoral do também falecido Derival.

Na política, Chico de Ventura sempre participava ativamente. Aventurou-se como candidato a vereador, mas não conseguiu se eleger na campanha de 1992. Atualmente, Ventura se dedicava a presidência da rádio comunitária em Bravo, onde liderava um programa matinal voltado para o trabalhador rural. Em 2011, na sua festa tradicional da virada do ano, Chico de Ventura reclamava do pouco apoio financeiro que tinha para dar continuidade ao evento.

A morte do artista popular repercutiu nas redes sociais. O estudante de cinema, Ricardo Sena, divulgou o acontecimento numa comunidade virtual de Bravo. Muitos populares lamentaram a partida e dedicaram força espiritual a família. “A arte perde Chico de Ventura! A nossa cultura fica mais pobre ao perder Chico de Ventura, sempre preservou as raízes, seja no Samba, no rezado, no Bumba meu Boi, no Enterro do Ano, nas chulas, na música. Com Chico não existia o termo eu não sei fazer, procurava fazer e saia tudo de forma tão natural”, resumiu bem o internauta, Roque Vitória Barreto.

Sem dúvida, Chico de Ventura deixa um legado importante para Serra preta e região, resta saber se a comunidade terá força e sensibilidade para continuar seu trabalho popular.

Assista ao vídeo sobre bumba-meu-boi, onde Chico de Ventura reclama da falta de apoio financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.